Página Inicial

Siga-nos:

29.7.2017

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Educação

SOLENIDADE

Governador do Piauí lança vestibular da Universidade Aberta

Nesse primeiro certame estão sendo disponibilizadas três mil vagas para vários municípios do estado

Graciane Sousa  

15/06/2017

Foto: Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Solenidade reuniu autoridades do setor educacional.

O governador Wellington Dias lançou, na manhã da última quarta-feira (14), o primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí onde serão ofertadas 3 mil vagas.

 

A solenidade acontece no Palácio de Karnak com a presença da secretária estadual de Educação, Rejane Dias, do reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes e o coordenador do programa de Mediação Tecnológica, Mário Angelo. O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, falou na solenidade em nome de todos os prefeitos do Piauí. 

 

As inscrições para o vestibular vão de 26 de junho a 07 de julho. Já as provas serão realizadas no dia 06 de agosto. O reitor da Uespi explica que será ofertado apenas o curso de Administração devido a demanda no interior do Estado. 

 

"Apesar da crise, a empregabilidade está com o pequeno negócio que, muitas vezes, tem vida curta devido a falta de expertise na administração. O curso vai ajudar as empresas a terem maior tempo de vida e aumentar os empregos", disse Cardoso. 

 

A secretária Rejane Dias informou que o vestibular será ofertado para 60 municípios e o projeto do Governo é trabalhar para a universalização do Ensino Superior. 

 

A Uespi será responsável pela parte acadêmica, selecionando professores e estudantes e confeccionando material didático. A Secretaria de Estado da Educação vai oferecer a infraestrutura e a Fafepi participa do projeto com o pagamento de bolsa para os professores.

 

O curso de Administração será realizado por mediação tecnológica, assim como acontece na Uespi e na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). 

 

A Uapi receberá investimentos de cerca de R$ 27 milhões ao longo de quatro anos para a formação dessas primeiras turmas. Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com a possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento. A quantidade de vagas segue o modelo tradicional, de 40 alunos por turma, tendo como diferencial a responsabilidade compartilhada entre as instituições parceiras.

 

Para o governador, a medida representa a oportunidade de milhares de piauienses se formarem para o emprego ou para o empreendedorismo. Dias explicou que o objetivo é fomentar graduações e especializações em áreas de empreendedorismo, comércio e da indústria somados à rede estadual de educação técnica. "Estamos chegando a 135 municípios com polos da Uapi.

 

Vamos chegar aos 224 municípios. O Piauí, em 2018, será o primeiro estado do Brasil ou a primeira província do mundo a ter todos os municípios com o ciclo completo da educação, com creche, ensino infantil, técnico, jovens e adultos, superior e especialização", afirma Dias.

 

Representando os prefeitos das cidades contempladas com a implantação do curso, o prefeito de Curimatá, Valdecir Junior, agradeceu o esforço institucional das secretarias de governo. “A Uapi será um instrumento para o acesso ao Ensino Superior e para a qualificação e  requalificação para o mundo do trabalho, principalmente nas nossas cidades, onde há aqueles que mais precisam desse acesso”, contou.

 

Municípios beneficiados

 

Cajueiro da Praia; Cocal; Batalha; Brasileira; Domingos Mourão; Joaquim Pires; Lagoa de São Francisco; Matias Olímpio; Milton Brandão; São João do Arraial; Pedro II; Assunção do Piauí; Boa Hora; Buriti dos Montes; Cabeceiras; Capitão de Campos; Nossa Senhora do Nazaré; Juazeiro do Piauí; São João da Serra; São Miguel do Tapuio; Alto Longá; Altos; Barro Duro; Curralinhos; Jardim do Mulato; José de Freitas; Hugo Napoleão; Lagoa Alegre; Olho Água; Palmeirais; Teresina - zona Sul; Lagoa do Sítio; São Félix do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; São Miguel da Baixa Grande; Belém do Piauí; Francisco Macedo; Padre Marcos; Fronteiras; Santana do Piauí; Vila Nova do Piauí; São Francisco do Piauí; Conceição do Canindé; Guaribas; Capitão Gervásio de Oliveira; Nova Santa Rita; Nazaré do Piauí; Socorro do Piauí; Bertolínia; Jerumenha; Landri Sales; Ribeiro Gonçalves; Avelino Lopes; Colônia do Gurguéia; Cristalândia; Cristino Castro; Curimatá; Currais; Palmeira do Piauí e Santa Filomena.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

15-06-2017 :: Governador do Piauí lança vestibular da Universidade Aberta

09-04-2017 :: Secretária de Educação inaugura quadra poliesportiva em Picos

21-02-2017 :: Professores da rede estadual de ensino encerram greve

13-02-2017 :: Professores da regional de Picos confirmam adesão a greve

10-02-2017 :: Professores estaduais recusam parcelar reajuste do piso e deflagram greve

09-02-2017 :: Professores da rede estadual de ensino em Picos decidem não iniciar ano letivo

03-02-2017 :: Estudantes da UFPI promovem mostra sobre gênero

25-01-2017 :: Prefeito de Picos garante que escola do Morro da AABB não será fechada

11-01-2017 :: Estudante picoense embarca para EUA pelo Programa Jovens Embaixadores

04-01-2017 :: Evandro Alberto toma posse como diretor da Uespi de Picos

03-01-2017 :: Renovação do Fies começa dia 09

02-12-2016 :: Evandro Alberto vence as eleições para diretor da Uespi de Picos

28-11-2016 :: Professora assume direção do Campus da Uespi em Picos

23-11-2016 :: Justiça anula a nomeação de diretora interina da Uespi

10-11-2016 :: Estudante da UFPI em Picos ganha na Justiça direito de colar grau

[ Todas desta coluna ]

Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial CONSTRUTORA SANTA INES 1 - CONSTRUTORA SCI 1 dr.bezerrinha - dr.bezerrinha Governo do PI - Governo do Piaui ello moda  - ELLO MODA JS FOTOGRAFIA - JS FOTOGRAFIA barato biju - barato biju Madeireira carvalho Edilson - MADEIREIRA CARVALHO lamep(dr.bosco) - lamep

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.