Página Inicial

Siga-nos:

23.8.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: CULTURA

Teresina-pi |

Teresina Ontem e Hoje comemora os 167 anos da cidade; veja como participar

.

31/07/2019

.

clique para ver a foto em tamanho real

.

 Grupo Cidade Verde prepara uma programação especial que vai promover um encontro de gerações através da história de Teresina.

Em alusão aos 167 anos da capital, o projeto “Teresina Ontem e Hoje” vai veicular, de 1º a 16 de agosto, uma série de reportagens especiais que rememoram o cotidiano, a arquitetura e as mudanças nas paisagens físicas e sociais da cidade.

Com fotos, vídeos e relatos de teresinenses de várias épocas, a série retrata o que mudou ao longo do tempo na forma de trabalhar, de se comportar e se locomover pela cidade, mostrando curiosidades e memórias de hábitos que já não existem mas que ainda fazem reviver o sentido da Teresinha do presente.

O movimento das avenidas durante as décadas norteia a trajetória do programa. A história da Avenida Maranhão é um exemplo. Às margens do Parnaíba e do vizinho estado que lhe dá nome, a avenida conta, ao longo da sua existência e extensão, partes do passado da capital e ainda projeta um imaginário de futuro, com os novos planos que preveem sua continuidade e interligação com bairros da zona Sul, para além do Saci.

Foto: Arquivo Paulo Gutemberg

Prolongamento da Avenida Maranhão no trecho próximo ao prédio da Agespisa.

O livro de Paulo Gutemberg, que reúne fotos históricas do fotógrafo Aureliano Muller registradas ao longo de 40 anos como fotógrafo oficial do Executivo em mais de 40 anos de trabalho, é um dos eixos de pesquisa da série especial. No hotsite lançado para a série, o internauta pode conferir fotografias em animação que comparam paisagens antigas com cenários atuais.

“Um dos objetivos é despertar o saudosismo das gerações mais antigas e aguçar a curiosidade das gerações mais novas para os hábitos, costumes, palavras, lembrar dessas mudanças e mobilizar para a reflexão da Teresina que queremos para o futuro”, explica a jornalista Indira Gomes, coordenadora da série.

Programa especial

No dia 16 de agosto, o programa especial vai ao ar na TV Cidade Verde das 11h às 14h30 com convidados, música e arquivos documentados em foto e vídeo que contam fragmentos de todas as épocas da capital piauiense. Os apresentadores Joelson Giordani, Nadja Rodrigues e Gomes de Oliveira, o Galelo, voltam no tempo visitando cenários da infância para contar a história da cidade a partir de suas memórias.


No hotsite do programa especial é possível interagir com os registros históricos em uma espécie de viagem no tempo.

Envie seu vídeo

O hotsite lançado busca reunir relatos de teresinenses e moradores da cidade que queiram interagir com a série enviando fotos, vídeos e relatos com até 15 segundos contando memórias vividas na Teresina de ontem e na Teresina de hoje. Clique aqui e saiba como interagir.

Arquivo

Com um relevante arquivo histórico em vídeo, a TV Cidade Verde vai resgatar registros da história de Teresina desde 1986, como a construção de obras importantes e cenas do comportamento da sociedade teresinense nas últimas décadas, os locais de encontro, a moda da época, e muito mais.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

31-07-2019 :: Teresina Ontem e Hoje comemora os 167 anos da cidade; veja como participar

31-07-2019 :: Prefeitura não cumpre projeto e estádio Helvídeo Nunes continua interditado

25-07-2019 :: ALERP lança edital para Concurso de Poesia

08-07-2019 :: Alerp lança edital de concurso de Poesia

25-06-2019 :: GRUPO ESCALET LANÇA O REGULAMENTO DO 8º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO PIA

15-06-2019 :: "Antro de Poesia" é lançado pela Alerp com casa cheia

14-06-2019 :: Alerp lança hoje a noite o livro "No antro da poesia" do professor e poeta Dedé Luz

12-06-2019 :: Salipi anuncia homenageada de 2020 e encerra com show de Geraldo Azevedo

07-06-2019 :: Alexandre Nolleto fala sobre auto estima sexta no Salão do Livro

29-05-2019 :: Salipi 2019 inicia suas atividades nesta sexta-feira (31)

28-05-2019 :: Catedral de Picos estão paralisadas há mais de um mês

18-04-2019 :: Atores se preparam para encenação da Paixão de Cristo em Floriano

01-04-2019 :: Alerp fará show com Odorico e amigos dia 27 de Abril

30-03-2019 :: Alerp cria novo site e apresenta aos acadêmicos

26-03-2019 :: Artista que interpreta Jesus na Paixão de Cristo aposta em sensibilidade no palco

[ Todas desta coluna ]

otica kika - otica kika lamep - lamep procords - procordis Alencauto - alencauto Gutenberg - gutenberg uniaselvi - uniaselvi marquês frios - marquês frios disnomed - disnomed

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.