Página Inicial

Siga-nos:

20.2.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Locais

ROMANA LEITE

Promotora pede ao delegado Jonatas Brasil que atenda requisições do MP

Promotora em exercício de Itainópolis recomendou ao Delegado Regional de Policia Civil de Picos que cumpra todas as requisições e notificações ministeriais

Por José Maria Barros  

04/06/2018

Foto: José Maria Barros

clique para ver a foto em tamanho real

Sede da Delegacia Regional de Polícia Civil.

A promotora de justiça em exercício de Itainópolis, Romana Leite Vieira, emitiu recomendação ao Delegado Regional de Polícia Civil de Picos, Jônathas Brasil, que atenda as requisições do Ministério Público do Estado. O ato foi assinado no dia 21 de maio e publicado em 30 do mesmo mês no Diário Oficial da instituição.

           

Na recomendação a promotora Romana Leite lembra ter sido recorrente por parte do Delegado Regional de Polícia Civil de Picos, Jonatas Brasil, o injustificado descumprimento das requisições ministeriais feitas no âmbito de procedimentos de investigação extrajudicial. Sem a apresentação de qualquer justa causa para tanto, a ponto de serem reiteradas tais requisições por diversas vezes, sem a remessa de qualquer manifestação por parte do agente requisitado.

           

Para emitir a recomendação a promotora de justiça considerou ainda que, a omissão ou retardamento da entrega de tais informações requisitadas pelo Ministério Público tem causado o retardamento de inúmeras investigações. Além da demora no ajuizamento das respectivas ações civis públicas, em claro prejuízo à atuação do Parquet, no cumprimento de suas atribuições constitucionais conferidas e, consequentemente, em prejuízo dos direitos fundamentais da população local.

           

A promotora Romana Leite recomenda, então, ao Delegado Regional de Polícia Civil de Picos, atendendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, cumpra no prazo de 30 dias, todas as requisições e notificações ministeriais no prazo estipulado pelo Ministério Público. Evitando omissões ou retardamentos na entrega das respectivas informações, sob pena de se configurar ato de improbidade administrativa, bem como crime, na forma do artigo 10 da Lei 7.347/85.

 

“Tomem medidas imediatas junto aos seus servidores para que as requisições e notificações do Ministério Público sejam respondidas nos prazos estipulados, com a prioridade e o cuidado que lhe são devidas. Tendo em vista que o Coordenador do órgão será responsável por suportar os encargos decorrentes da prática de abuso de poder, crime de desobediência, caso restem configurados” – escreveu a promotora Romana Leite.

 

Ela acrescenta que, a partir da data da entrega da presente recomendação o Ministério Público do Estado do Piauí considera seus destinatários como pessoalmente cientes da situação ora exposta e, nesses termos, passível de responsabilidade por quaisquer eventos futuros imputáveis a sua omissão quanto às providências solicitadas.

           

“Cabe, portanto, advertir que a inobservância da Recomendação Ministerial serve para fins de fixação de Dolo em futuro e eventual manejo de ações judiciais de improbidade administrativa por omissão, previsto em Lei Federal” – destaca a promotora de justiça.

           

Ela encerra ressaltando que faz-se impositivo constar que a presente recomendação não esgota a atuação do Ministério Público do Estado do Piauí sobre o tema, não excluindo futuras recomendações ou outras iniciativas com relação aos agentes supramencionados.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

16-02-2019 :: Hospital Dr. Oscar tem serviço de enfermagem interditado pelo Coren

14-02-2019 :: Secretaria de Trânsito de Picos amplia Zona Azul

13-02-2019 :: Definido piso salarial dos comerciários de Picos

10-02-2019 :: Secretaria de Saúde de Picos gasta R$ 31 mil por mês com aluguel de imóveis

06-02-2019 :: Prefeitura de Picos gastará R$ 15 mil com protetores solares

04-02-2019 :: ACINP e CDL emitem comunicado sobre funcionamento do comércio de Picos

31-01-2019 :: Chaguinha apresenta proposta de revitalização do Rio Guaribas

31-01-2019 :: Edêniton Nunes assume presidência da ASPENP

31-01-2019 :: Grupo se perpetua à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos

29-01-2019 :: Chaguinha reivindica cursos de qualificação para engenheiros de Picos

28-01-2019 :: Novo Fórum de Picos deverá ser concluído em agosto

27-01-2019 :: Água invade Hospital Justino Luz após chuva em Picos

26-01-2019 :: Vereadores aprovam aumento de até 84 por cento para comissionados

26-01-2019 :: Negociações não avançam e piso salarial dos comerciários de Picos não é definido

25-01-2019 :: Empossada nova diretoria da OAB Subseção de Picos

[ Todas desta coluna ]

Clínica Picoense  - Clínicas picoensw marquês frios - marquês frios lamep - lamep Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis aaaa chaguinha - aaaa chaguinha facim 01 oficial  - facim 01 oficial Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial edilson madereira - edilson madereira edilson constutora  - edilson constutora

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.