Página Inicial

Siga-nos:

16.11.2018

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Locais

ROMANA LEITE

Promotora pede ao delegado Jonatas Brasil que atenda requisições do MP

Promotora em exercício de Itainópolis recomendou ao Delegado Regional de Policia Civil de Picos que cumpra todas as requisições e notificações ministeriais

Por José Maria Barros  

04/06/2018

Foto: José Maria Barros

clique para ver a foto em tamanho real

Sede da Delegacia Regional de Polícia Civil.

A promotora de justiça em exercício de Itainópolis, Romana Leite Vieira, emitiu recomendação ao Delegado Regional de Polícia Civil de Picos, Jônathas Brasil, que atenda as requisições do Ministério Público do Estado. O ato foi assinado no dia 21 de maio e publicado em 30 do mesmo mês no Diário Oficial da instituição.

           

Na recomendação a promotora Romana Leite lembra ter sido recorrente por parte do Delegado Regional de Polícia Civil de Picos, Jonatas Brasil, o injustificado descumprimento das requisições ministeriais feitas no âmbito de procedimentos de investigação extrajudicial. Sem a apresentação de qualquer justa causa para tanto, a ponto de serem reiteradas tais requisições por diversas vezes, sem a remessa de qualquer manifestação por parte do agente requisitado.

           

Para emitir a recomendação a promotora de justiça considerou ainda que, a omissão ou retardamento da entrega de tais informações requisitadas pelo Ministério Público tem causado o retardamento de inúmeras investigações. Além da demora no ajuizamento das respectivas ações civis públicas, em claro prejuízo à atuação do Parquet, no cumprimento de suas atribuições constitucionais conferidas e, consequentemente, em prejuízo dos direitos fundamentais da população local.

           

A promotora Romana Leite recomenda, então, ao Delegado Regional de Polícia Civil de Picos, atendendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, cumpra no prazo de 30 dias, todas as requisições e notificações ministeriais no prazo estipulado pelo Ministério Público. Evitando omissões ou retardamentos na entrega das respectivas informações, sob pena de se configurar ato de improbidade administrativa, bem como crime, na forma do artigo 10 da Lei 7.347/85.

 

“Tomem medidas imediatas junto aos seus servidores para que as requisições e notificações do Ministério Público sejam respondidas nos prazos estipulados, com a prioridade e o cuidado que lhe são devidas. Tendo em vista que o Coordenador do órgão será responsável por suportar os encargos decorrentes da prática de abuso de poder, crime de desobediência, caso restem configurados” – escreveu a promotora Romana Leite.

 

Ela acrescenta que, a partir da data da entrega da presente recomendação o Ministério Público do Estado do Piauí considera seus destinatários como pessoalmente cientes da situação ora exposta e, nesses termos, passível de responsabilidade por quaisquer eventos futuros imputáveis a sua omissão quanto às providências solicitadas.

           

“Cabe, portanto, advertir que a inobservância da Recomendação Ministerial serve para fins de fixação de Dolo em futuro e eventual manejo de ações judiciais de improbidade administrativa por omissão, previsto em Lei Federal” – destaca a promotora de justiça.

           

Ela encerra ressaltando que faz-se impositivo constar que a presente recomendação não esgota a atuação do Ministério Público do Estado do Piauí sobre o tema, não excluindo futuras recomendações ou outras iniciativas com relação aos agentes supramencionados.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

14-11-2018 :: Prefeitura de Picos remove os trailers das praças

13-11-2018 :: Padre Walmir lança 6ª edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas

12-11-2018 :: Diocese de Picos realiza Assembleia de Pastoral

09-11-2018 :: Advogado Daniel Formiga concorre à presidência da OAB de Picos pela oposição

07-11-2018 :: Meio Ambiente transforma espaço público em estacionamento privativo

31-10-2018 :: Picoenses participam da 43ª romaria a Canindé e Juazeiro do Norte

29-10-2018 :: Prefeitura manda investigar atos de vandalismo

28-10-2018 :: Secretaria de Saúde de Picos terá orçamento superior a R$ 75 milhões em 2019

22-10-2018 :: Prefeitura de Picos esclarece sobre UPA e transporte de pacientes fora do domicílio

18-10-2018 :: MP abre inquérito para investigar não funcionamento da UPA em Picos

15-10-2018 :: MP expede recomendação ao secretário de Saúde de Picos

12-10-2018 :: Eleição na OAB acontece dia 24 de novembro

10-10-2018 :: TJ cassa liminar e trailers serão removidos das praças de Picos

02-10-2018 :: Picoenses celebram 36 anos de devoção a São Francisco de Assis

24-09-2018 :: Obras do novo Fórum de Picos serão retomadas

[ Todas desta coluna ]

Clínica Picoense  - Clínicas picoensw Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial aaaa chaguinha - aaaa chaguinha dr.bezerrinha - dr.bezerrinha Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis edilson madereira - edilson madereira marquês frios - marquês frios edilson constutora  - edilson constutora

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.