Página Inicial

Siga-nos:

16.11.2018

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Geral

DEBATE

Juiz de Picos faz críticas à Reforma Trabalhista durante Salipi

Para Ferdinand Gomes a nova legislação foi aprovada em tempo recorde e praticamente sem nenhum debate

Vitor Fernandes/Viagora  

11/06/2018

Foto: Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Juiz do trabalho Ferdnand Gomes.

O juiz Ferdinand Gomes dos Santos, titular da Vara do Trabalho de Picos, fez várias críticas à Reforma Trabalhista, em vigor no Brasil desde o dia 11 de novembro de 2017. Ele participou do Bate Papo Legal, evento de iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho, que foi realizado no período de 6 a 9 de junho, no Salão do Livro do Piauí (Salipi), na Universidade Federal.

 

O juiz, que também é presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 22ª Região, teceu críticas à reforma, desde sua concepção até sua tramitação no Congresso Nacional, “em tempo recorde e praticamente sem nenhum debate”.

 

Para ele, a nova lei atendeu, principalmente, a algumas diretrizes da classe empresarial, mas não dos trabalhadores. “Além de inibir a demanda judicial, a reforma dificultou a atuação do magistratura, do Ministério Público do Trabalho e até mesmo dos órgãos de fiscalização, como as Delegacias Regionais do Trabalho”.

 

Ferdinand Gomes falou sobre as promessas que não foram cumpridas. “A lei prometeu empregos, mas está entregando empregos. De novembro de 2017 para maio de 2018, houve redução não só no número de empregos formais, como também na renda dos trabalhadores. A lei prometeu segurança jurídica e o que estamos vendo hoje é uma total insegurança jurídica – não só no campo das relações materiais, mas também nas próprias relações de trabalho. As pessoas não sabem bem o que fazer, não sabem bem o que negociar, porque a lei alterou também a possibilidade de negociação individual e coletiva”, disse.

 

Outro ponto decorrente da reforma, na opinião do juiz, é o enfraquecimento da representação sindical dos trabalhadores. "Se não fossem os sindicatos, nós sequer teríamos a legislação trabalhista que temos hoje, a proteção que temos hoje. Os nossos sindicatos estão hoje no limbo, sem saber para onde ir. E vão ter que demitir muita gente, porque os sindicatos também empregam. Isso porque, de supetão, a reforma trabalhista retirou dos sindicatos a sua maior fonte de custeio. Com isso, os sindicatos fortes vão se fragilizar", afirmou.

 

Para o magistrado, a lei inovou, negativamente, ao determinar que o trabalhador, mesmo sendo considerado pobre, terá que pagar os honorários do advogado da empresa se, naquela causa, ele não conseguiu provas para sustentar seu pedido junto à Justiça do Trabalho. Ele se referiu aos honorários de sucumbência.  Na avaliação dele, nesse aspecto, o dispositivo impõe condições que dificultam ao trabalhador o acesso à Justiça.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

16-11-2018 :: Rotary Club de Picos realiza Ação em Saúde Bucal

13-11-2018 :: Conselho de Saúde se manifesta sobre projeto de gratificação do PMAQ

12-11-2018 :: Secretaria de Saúde de Picos presta contas em audiência pública

30-10-2018 :: Mostra de Inovações Tecnológicas para Cultura do Alho acontece em Picos

23-10-2018 :: Procon Itinerante realiza atendimentos em Picos

17-10-2018 :: Socorro Costa lança livro sobre vida de Pascoal Silva

05-10-2018 :: Festa de São Francisco reúne milhares de devotos em Picos

14-09-2018 :: Procurador orienta promotores sobre compra de votos

07-09-2018 :: Chaguinha acusa Secretaria de Cultura de Picos de discriminação

24-08-2018 :: TJ encerra em Picos XI Semana Justiça pela Paz em Casa

20-08-2018 :: Igreja celebra Semana Diocesana da Família

13-08-2018 :: Chaguinha solicita Curso de Edificações para IFPI

09-08-2018 :: Passeio com animais de estimação agora são permitidos no Piauí Shopping Center

07-08-2018 :: TCE vai apurar pagamentos de gestores no Piauí a empresa que premiou jumento

01-08-2018 :: Piauí Shopping Center recebe Senac Open próximo sábado

[ Todas desta coluna ]

edilson madereira - edilson madereira Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial Clínica Picoense  - Clínicas picoensw Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis edilson constutora  - edilson constutora aaaa chaguinha - aaaa chaguinha marquês frios - marquês frios dr.bezerrinha - dr.bezerrinha

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.