Página Inicial

Siga-nos:

20.2.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Política

SENTENÇA

Juiz cassa mandato do prefeito Padre Walmir

Na sentença o juiz ainda tornou o prefeito Padre Walmir e o vice Edilson Carvalho inelegíveis por oito anos

Por José Maria Barros  

11/07/2018

Foto: José Maria Barros

clique para ver a foto em tamanho real

Prefeito de Picos tem o mandato cassado pela justiça.

Em sentença prolatada na manhã desta quarta-feira, 11, o juiz da 62ª zona eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa julgou procedente uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) e cassou os mandatos do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e do seu vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB).

 

Como a sentença em primeira instância tem efeito suspensivo após os cassados recorrerem da decisão, o prefeito Padre Walmir e o seu vice Edilson Carvalho permanecem nos cargos até que o Tribunal Regional Eleitoral julgue o recurso.

           

Além de cassar os mandatos do prefeito Padre Walmir e do seu vice Edilson Carvalho, o juiz José Airton ainda tornou os dois inelegíveis pelo período de oito anos contados a partir do pleito de 2016.

           

Ao proferir a sentença o juiz José Airton ressalta que tomou a decisão de cassar os mandatos do prefeito e do vice de Picos, baseado no artigo 14 da Constituição Federal. Esse trecho da Carta Magna fala dos direitos e garantias fundamentais e dos direitos políticos, em síntese, da soberania popular exercida pelo voto direto e secreto.

 

Comemoração

 

Minutos após a divulgação da sentença, adversários políticos do prefeito Padre Walmir comemoraram. Por mais de uma hora foi percebida pela cidade várias saraivadas de fogos. Nos corredores da Câmara Municipal de Picos os vereadores da oposição também não escondiam a satisfação pela decisão do juiz.

           

A ação foi ajuizada na 62ª zona eleitoral no dia 9 de janeiro de 2017 pela coligação “Pra cuidar da nossa gente”, formada pelos partidos PP, PRP, PPS, PV, PHS, PMB, Rede e PR. A aliança era encabeçada pelo ex-prefeito de Picos, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e pelo então vereador Antônio Afonso Santos Guimarães (PMB) como vice.

 

Nas eleições de 2016 em Picos eles ficaram em segundo lugar e recorreram a justiça pedindo a cassação dos mandatos do prefeito reeleito, Padre José Walmir de Lima (PT) e do vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB). A acusação é abuso do poder político e econômico.

 

Outro lado

 

O Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, disse que o Padre Walmir recebeu com naturalidade a sentença proferida pelo juiz José Airton. Ele confirmou que o gestor vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e, como o recurso tem efeito suspensivo o prefeito fica no cargo até que haja uma decisão em segunda instância.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

18-02-2019 :: Antônio Moura assume mandato na Câmara

15-02-2019 :: Carlos Luís pede licença pela terceir vez da Câmara de Picos

13-02-2019 :: Deputada Dra. Marina assina ficha de filiação ao Solidariedade

11-02-2019 :: Nerinho reafirma que deixa PTB se Paes Landim continuar na presidência

10-02-2019 :: Wellington Dias avisa que convocação de suplentes vai demorar

09-02-2019 :: Bancada do Piauí cobra distribuição de cargos no governo Bolsonaro

06-02-2019 :: Ciro Nogueira vistoria obra de recuperação da Barragem de Bocaina

02-02-2019 :: Grupo lança o movimento político Recicla Picos

01-02-2019 :: Nerinho toma posse para o seu quinto mandato

01-02-2019 :: Reajuste salarial dos comerciários de Picos será decidido pela Superintendência do Trabalho

31-01-2019 :: Deputados Severo Eulálio e Pablo Santos assumem mandatos

30-01-2019 :: Nerinho disputará a presidência da Assembleia

30-01-2019 :: Nerinho assume novo mandato na Alepi

29-01-2019 :: Gláuber Silva pede desfiliação do PCdoB

23-01-2019 :: Nerinho diz que não acredita em consenso na eleição da Alepi

[ Todas desta coluna ]

lamep - lamep Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial aaaa chaguinha - aaaa chaguinha edilson madereira - edilson madereira edilson constutora  - edilson constutora marquês frios - marquês frios facim 01 oficial  - facim 01 oficial Clínica Picoense  - Clínicas picoensw Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.