Página Inicial

Siga-nos:

17.10.2018

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Estadual

PRIMEIRO TURNO

Wellington Dias é reeleito governador do Piauí

Com 100% das urnas apuradas, Dias (PT) teve 966.469 votos, contra 355.792 de Dr. Pessoas (Solidariedade)

JP on line  

08/10/2018

Foto: Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Governador Wellington Dias vence no primeiro turno.

Reeleito no primeiro turno das eleições com 55,65% e 966.469 dos votos, para ser governador do Estado pela quarta vez, Wellington Dias (PT), se emocionou ao lembrar do pai e do sonho de ser vaqueiro. Dr. Pessoa (Solidariedade) ficou em segundo com 355.792 votos e Luciano Nunes (PSDB), em terceiro com 300.549 votos.

 

Além do PT, Wellington Dias contou com o apoio de oito partidos nesta reeleição, entre eles o MDB, PR, PP, PTB, PC do B e PDT.  

 

Será a quarta vez que ele ocupa o cargo. Antes disso, Dias já exerceu o cargo de 2003 a 2010. Foi reeleito em 2014. Durante seu último governo, Dias participou da redução do analfabetismo em 44%, a elevação do IDH para 0,64, considerado médio e terminou o ano de 2017 com saldo positivo de emprego.

 

Apesar da baixa rejeição entre o eleitorado em relação ao governador, no final de 2016, Wellington foi criticado por servidores e por integrantes de seu próprio partido. Na época, o Piauí aprovou uma emenda à Constituição do Estado que instituiu o teto de gastos públicosregional. A diferença para o projeto federal é que caso o Estado arrecade mais, o teto também cresce.

 

O Piauí é um dos estados mais pobres do país e o governador afirmou que a demora na recuperação da economia e a queda de repasses federais tornaram o cenário mais preocupante.

 

Atualmente Wellington também enfrenta as consequências da operação da Polícia Federal na Secretaria Estadual de Educação em relação à licitação no transporte escolar, a falta de recursos e questionamentos de sua oposição sobre empréstimos com a Caixa Econômica Federal.

 

Caso dos influenciadores digitais

 

Durante a corrida eleitoral deste ano, Wellington fez o Piauí entrar nos trending topics do Twitter. Isso por conta de uma suspeita de que influenciadores digitais haviam sido pagos por uma agência supostamente contratada pelo PT para fazer comentários elogiosos ao seu governo.

 

A polêmica foi levada a público pela jornalista e militante de esquerda Paula Holanda. Ela afirmou que foi contatada por uma agência de publicidade de Belo Horizonte, a LaJoy. Segundo ela, a agência a convidou para participar de uma ação "de militância política para a esquerda".

 

Algumas postagens chamaram a atenção porque foram feitas por influenciadores do sudeste, que não tinham ligação com o Piauí. O caso foi tratado como a primeira suspeita de propaganda eleitoral ilegal na internet na campanha deste ano. Entretanto, Dias negou que sua campanha ou o partido tenha contratado influenciadores digitais.

 

A Lei permite que qualquer pessoa realize campanha eleitoral nas redes, mas proíbe “a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet”. A campanha pode ser feita, mas sem pagamento. O

 

“impulsionamento” só pode nas redes sociais e uma exceção, mas só pode ser feito por perfis específicos, de partidos políticos, coligações, candidatos e apoiadores, e deixando claro que o material é patrocinado.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

13-10-2018 :: Senador Magno Malta chama Haddad de “mãe do kit gay”

08-10-2018 :: Wellington Dias é reeleito governador do Piauí

01-10-2018 :: Desembargadores trocam acusações durante eleição para presidente do TJ

28-09-2018 :: Morre Arcebispo emérito de Teresina Dom Celso

27-09-2018 :: Marcelo Castro e Wilson Martins trocam farpas

22-09-2018 :: Sindijor defende jornalista agredido por assessor de Wellington

20-09-2018 :: Pesquisa Ibope aponta Wellington Dias com 46%

16-09-2018 :: TRE reúne juízes para debater propaganda eleitoral

15-09-2018 :: Vazam áudios de briga entre Pablo Santos e ex-diretor de hospital

10-09-2018 :: Candidato alega infidelidade e pede que MDB não homologue diretórios

09-09-2018 :: Nova pesquisa aponta vitória de Wellington Dias no primeiro turno

05-09-2018 :: Pesquisa aponta queda de Wellington Dias

31-08-2018 :: Bancários do Piauí aprovam proposta de reajuste

29-08-2018 :: Pesquisa Data AZ aponta segundo turno no Piauí

24-08-2018 :: Themistocles declara apoio a Wellington Dias

[ Todas desta coluna ]

aaaa chaguinha - aaaa chaguinha dr.bezerrinha - dr.bezerrinha Clínica Picoense  - Clínicas picoensw Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial edilson madereira - edilson madereira marquês frios - marquês frios edilson constutora  - edilson constutora

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.