Página Inicial

Siga-nos:

19.11.2018

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Locais

RELIGIOSIDADE

Picoenses participam da 43ª romaria a Canindé e Juazeiro do Norte

Idealizada pelo ex-prefeito José Néri de Sousa, desde 2005 a romaria é comandada pelo deputado Nerinho

Por José Maria Barros  

31/10/2018

Foto: José Maria Barros

clique para ver a foto em tamanho real

Zé Neri comanda oração antes da partida da romaria.

Cerca de 1.400 romeiros deixaram Picos na noite de ontem, 30, com destino às cidades-santuário de Canindé e Juazeiro do Norte, situadas no estado do Ceará. Eles vão pagar promessas a São Francisco de Assis e ao Padre Cícero Romão Batista e, aproveitam também para renovar os pedidos por novas graças.

 

VEJA AS IMAGENS!!!

           

Idealizada pelo ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa, a romaria a Canindé e Juazeiro do Norte começou em 1975. Desde o ano de 2005 é organizada e patrocinada pelo deputado Nerinho (PTB). Antes, os romeiros viajavam em paus de arara, mas a partir de 2013 o trajeto passou a ser feito em ônibus.

           

Cerca de 1.400 romeiros alojados em 30 ônibus integram a caravana que deixou a cidade de Picos ontem à noite. Eles chegaram hoje pela manhã em Canindé e a noite se deslocam para Juazeiro do Norte, onde passam toda a quinta-feira e retornam a Picos às 15 horas da próxima sexta-feira, 2 de novembro, dia de finados.

           

Segundo o deputado Nerinho, a maioria dos romeiros é formada por gente humilde, que não tem condições de pagar a passagem para essas duas cidades. A caravana com cerca de 30 ônibus e pelo menos 1400 pessoas, inclui crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Muitos deles trajam as tradicionais vestes de São Francisco de Assis.

 

“Nós realizamos essa romaria todos os anos e se pudéssemos levaríamos mais gente! O problema é que realmente as despesas aumentaram muito. No período do pau de arara era muito mais barato, agora todos esses ônibus são fretados e temos que fazer uma espécie de seleção. Levamos, de preferência, aqueles romeiros que já nos acompanham há muitos anos” – explica Nerinho.

           

De acordo com Nerinho, a romaria é um momento mais de agradecimento. “Trata-se de algo que faço com prazer e em prol desses romeiros que acreditam no Padre Cícero e em São Francisco de Assis. Repito, é uma viagem de gratidão e agradecimento por tudo o que alcançamos de bom” – pontua o deputado.

 

 

Tradição

 

Idealizada pelo ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa (PTB), a primeira romaria a Canindé e Juazeiro do Norte aconteceu no ano de 1975. De 2005 para cá a organização ficou a cargo do deputado Nerinho e, desde 2013 devido à proibição da utilização dos caminhões paus de arara, a peregrinação acontece em uma única viagem, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

 

Antes, os romeiros deixavam a cidade de Picos no dia 2 de outubro e seguiam para Canindé para a Festa de São Francisco de Assis, em 4 do mesmo mês. No dia 31 de outubro, seguiam rumo a Juazeiro do Norte para participar da Festa de Padre Cícero Romão Batista, cujo ponto alto acontece em 2 de novembro.

           

O ex-prefeito José Néri lembra que, a romaria inicialmente organizada por ele e depois pelo deputado Nerinho, não é fruto de nenhuma promessa. “Naquele tempo eu era representante da Antarctica e nesse período as pessoas me procuravam para pagar a passagem deles para Canindé e Juazeiro. Então eu percebi que não me custava nada, já que tinha a frota da empresa e assim começou tudo” – recorda.

 

Concentração

 

Como de costume a concentração acontece na Avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Canto da Várzea, em frente ao prédio onde funcionava a Distribuidora Antarctica. Antes de partir, os romeiros fazem orações e pedem proteção para que a viagem transcorra sem nenhum incidente.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

14-11-2018 :: Prefeitura de Picos remove os trailers das praças

13-11-2018 :: Padre Walmir lança 6ª edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas

12-11-2018 :: Diocese de Picos realiza Assembleia de Pastoral

09-11-2018 :: Advogado Daniel Formiga concorre à presidência da OAB de Picos pela oposição

07-11-2018 :: Meio Ambiente transforma espaço público em estacionamento privativo

31-10-2018 :: Picoenses participam da 43ª romaria a Canindé e Juazeiro do Norte

29-10-2018 :: Prefeitura manda investigar atos de vandalismo

28-10-2018 :: Secretaria de Saúde de Picos terá orçamento superior a R$ 75 milhões em 2019

22-10-2018 :: Prefeitura de Picos esclarece sobre UPA e transporte de pacientes fora do domicílio

18-10-2018 :: MP abre inquérito para investigar não funcionamento da UPA em Picos

15-10-2018 :: MP expede recomendação ao secretário de Saúde de Picos

12-10-2018 :: Eleição na OAB acontece dia 24 de novembro

10-10-2018 :: TJ cassa liminar e trailers serão removidos das praças de Picos

02-10-2018 :: Picoenses celebram 36 anos de devoção a São Francisco de Assis

24-09-2018 :: Obras do novo Fórum de Picos serão retomadas

[ Todas desta coluna ]

Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial Clínica Picoense  - Clínicas picoensw aaaa chaguinha - aaaa chaguinha edilson madereira - edilson madereira Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis marquês frios - marquês frios dr.bezerrinha - dr.bezerrinha edilson constutora  - edilson constutora

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.