Página Inicial

Siga-nos:

18.3.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Locais

Fiscalização

Agência Nacional descobre via satélite nova barragem no Piauí e pede fiscalização

.

14/03/2019

ccom

clique para ver a foto em tamanho real

.

Uma barragem de rejeitos minerais até então desconhecida na região foi identificada no município de Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina.

Até o momento, a barragem é considerada como única no Estado, segundo o superintendente de Recursos Hídricos, Romildo Mafra, que esteve no local na terça (12).  Ele ressaltou que a barragem não causa perigo apesar de estar no limite da capacidade. O local foi descoberto via satélite pela ANA (Agência Nacional das Águas). A ANA e o Ministério Público Estadual pediram que a barragem fosse fiscalizada.

“Até então, o Piauí desconhecia que existia alguma barragem de rejeitos. E, realmente, ela existe, mas é um reservatório muito pequeno, com pouco mais de 50 mil metros cúbicos de água, com uma profundidade de um metro e meio. Foi uma surpresa essa barragem, nem a prefeitura de lá não tinha conhecimento. E, do nosso conhecimento, só existe essa”, detalhou Romildo Mafra.

A barragem está localizada em uma área de mineração de pedra e é explorada por um grupo espanhol. A mineração está em atividade, mas não de maneira expressiva e possui cadastro como barragem de rejeitos, segundo a Semar.

“Nós vimos muitos rejeitos sólidos e espalhados, e muitos pontos de extração de natureza clandestina às margens do Rio Poti. A mineração é de um grupo estrangeiro, mas essa extração clandestina ocorre fora do grupo, são pessoas que ficam extraindo pedras para outras finalidades, independente desse grupo”.

“Há muita coisa a ser analisada, eu fui lá apenas para fazer a constatação da existência dessa barragem a pedido do Ministério Público Estadual porque a Agência Nacional de Água informou que, por meio de imagens de satélite, detectou a existência dessa barragem no Piauí. Meu papel constatar que ela existe e, de fato, existe”, explicou Mafra.

Após constatação, o superintendente ressaltou que irá oficializar a existência da barragem ao Ministério Público do Piauí e que a competência de fiscalização não cabe a Semar, que é responsável pela gestão de recursos hídricos, e não de minérios.

Mafra ressaltou que a competência de fiscalização de barragens de rejeitos é de responsabilidade do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

“Se tiver alguma irregularidade, não é da nossa competência, nosso papel mesmo foi de constatar a existência dela. E também já informei ao governador (Wellington Dias) sobre isso”.

O superintendente explicou que a barragem de rejeitos é formada porque “na hora que serra uma pedra, eles usam um jato de água para amolecer, e o pó da pedra se mistura com a água. Essa mistura é que vai para a barragem, que são os rejeitos. Esses rejeitos canalizam para a barragem”.

Outro detalhe que chamou a atenção de Mafra é que a barragem de rejeitos está cheia. “Ela é pequena, mas a sua capacidade está lotada. A priori não causa perigo, mas se por acaso tiver um rompimento o prejuízo é de escorrer para o Rio Poti e poderia fazer alguma contaminação, mas a nível de perdas humanas não existe nada jusantes dela”, disse.

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

18-03-2019 :: Governo vai retomar obras na rodovia que liga Picos a Itainópolis

18-03-2019 :: Mutirão de cirurgias de catarata será realizado em Picos

14-03-2019 :: Quatro meses após a remoção dos trailers praça Josino Ferreira continua abandonada

14-03-2019 :: Agência Nacional descobre via satélite nova barragem no Piauí e pede fiscalização

12-03-2019 :: Garçom se entrega uma semana após matar ex-esposa em Picos

12-03-2019 :: MaXNet Telecom chega a Geminiano oferecendo internet de qualidade

12-03-2019 :: Impacto de projetos econômicos é discutido em entrevista coletiva com Diocese e técnicos do governo

08-03-2019 :: Cinema do Picos Plaza fecha as portas

07-03-2019 :: CAmpanha da fraternidade é lançada em Picos pela Diocese

26-02-2019 :: Obra do Centro de Iniciação ao Esporte no bairro Boa Vista é suspensa

25-02-2019 :: Jornalista Raí Júnior receberá título de cidadão picoense

16-02-2019 :: Hospital Dr. Oscar tem serviço de enfermagem interditado pelo Coren

14-02-2019 :: Secretaria de Trânsito de Picos amplia Zona Azul

13-02-2019 :: Definido piso salarial dos comerciários de Picos

10-02-2019 :: Secretaria de Saúde de Picos gasta R$ 31 mil por mês com aluguel de imóveis

[ Todas desta coluna ]

lamep - lamep Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis facim 01 oficial  - facim 01 oficial edilson madereira - edilson madereira Clínica Picoense  - Clínicas picoensw marquês frios - marquês frios breno - breno Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial edilson constutora  - edilson constutora

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.