Página Inicial

Siga-nos:

25.8.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Locais

Regularização

Quase 900 famílias devem regularizar dados para não perder o Bolsa Família

.

Fonte: AsCom/Semcaspi 

16/04/2019

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

clique para ver a foto em tamanho real

.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) divulgou nesta segunda-feira (15) os dados dos acompanhamento da condicionalidade da educação, no Bolsa Família. Segundo o órgão, 884 famílias de crianças e jovens beneficiários do programa que estão em idade escolar – entre 6 e 17 anos -, devem regularizar os dados escolares no CadÚnico até o dia 25 de abril.

Estudantes que foram transferidos entre escolas, mudaram de endereço, mudaram de unidade básica de saúde ou passaram por alguma alteração de cotidiano devem buscar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e solicitar atualização dos registros, para evitar a suspensão benefício.

O recebimento do Bolsa Família se mantém pela comprovação da frequência do estudante na instituição educacional em que o CadÚnico o registra como matriculado. Caso haja informação diferente nos registros, o aluno pode se tornar desconhecido no sistema, o que pode acarretar o bloqueio. Segundo Jovina Sérvulo, coordenadora das condicionalidades do Bolsa Família em Teresina, as famílias precisam comparecer aos CRAS pelo menos a cada dois anos.

“É imprescindível que essas famílias busquem os CRAS da sua região o mais rápido possível. O Cadastro Único alimenta o Sistema “Presença” com a frequência escolar do aluno, e precisa ter a informação de onde essa criança ou adolescente está estudando, para qual escola foi transferida, onde foi matriculada, para que ele encaminhe para o CadÚnico. Até o presente momento, o Cadastro não tem essa noção, que é imprescindível, sobre a vida escolar desses estudantes e principalmente, de onde eles estão. Onde estão os não localizados da educação, para que o benefício seja mantido”, reforça a coordenadora.

Sobre o CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele é funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

21-08-2019 :: Adolescente de 16 anos morre em colisão entre carro e moto em Oeiras

19-08-2019 :: Incêndio atinge vegetação às margens da BR 020 e há três dias ameaça casas na BR-020

16-08-2019 :: Mulher sofre traumatismo após cair em vala no bairro Cohab

16-08-2019 :: Acidente envolvendo carro e moto deixa três pessoas feridas na BR-343 em Floriano

16-08-2019 :: PRF recupera na BR-316 caminhão com registro de roubo/furto em São Paulo

16-08-2019 :: Bolsonaro anuncia que vai suspender os pardais das BRs

16-08-2019 :: Prefeitura de Picos nomeia 28 aprovados no concurso público

14-08-2019 :: Federação de Futebol do Piauí vistoria Estádio Helvídio Nunes

14-08-2019 :: Secretário Edilberto Cirilo frisa que carros de passeio não podem ser usados para transporte de passageiros

13-08-2019 :: Vereador da cidade de São Julião/PI se envolve em acidente na BR-316

12-08-2019 :: Rede atacadista abre 600 vagas de empregos em Picos

09-08-2019 :: ONU vai elaborar plano para combater ameaças à Teresina

08-08-2019 :: Chaguinha e Nerinho cobram averiguação de radar em Picos

07-08-2019 :: Jovem morre após colidir em traseira de ônibus em Picos

07-08-2019 :: Mulher de São Luis do PI é encontrada desmaiada após acidente com motocicleta

[ Todas desta coluna ]

procords - procordis lamep - lamep otica kika - otica kika Alencauto - alencauto marquês frios - marquês frios disnomed - disnomed Gutenberg - gutenberg uniaselvi - uniaselvi

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.