Página Inicial

Siga-nos:

26.5.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Locais

PICOS |

Hemocentro realiza campanha para doação de sangue O+ e O-

.

Fonte: Folha Atual 

14/05/2019

.

clique para ver a foto em tamanho real

.

O Hemocentro de Picos precisa constantemente de doações de sangue, como sempre é noticiado pela imprensa, e não é diferente nesse momento. No entanto, além do imperativo de aumentar o estoque para as necessidades que sempre surgem, a instituição está pedindo com mais celeridade que pessoas com o sangue O+ e O- façam a sua doação, pois estes são extremamente raros e difíceis de encontrar, embora as necessidades sejam constantes.

Segundo a coordenadora de Serviço Social do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista, o número de pessoas necessitando de transfusões é sempre elevado, uma vez que o Hemocentro local atende ao público dos municípios da macrorregião. E se os tipos sanguíneos mais comuns, como AB, ou A e B, são sempre necessários, a situação fica mais complicada com os tipos sanguíneos mais difíceis de encontrar.

“Existe sangue que é mais difícil, como O+ e O-, que estamos em uma campanha assídua, e não é só em Picos, mas todos os Hemocentros, inclusive Teresina, e estamos fazendo uma campanha de convocação via telefone dessas pessoas que tem o sangue O+ e O-, não que não estejamos precisando dos demais, mas a maior necessidade é desses, devido a algumas emergências que temos no Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL)”, relatou.

Além das vítimas de acidentes, algo infelizmente comum na região de Picos, há pessoas em tratamento que necessitam de transfusões constantemente, como os pacientes de hemodiálise. “São inúmeras as transfusões ocorridas durante todo o dia naquele setor de saúde e precisamos ter um suporte para isso”, declarou.

Para ser doador de sangue a pessoa precisa dispor de uma saúde perfeita. Um dia antes da doação ela tem de se alimentar e dormir bem. Não pode ter feito uso de substâncias químicas.

Para se tornar doadora a pessoa tem que se dirigir ao Hemocentro e fazer o seu cadastro, a partir de então passará por uma pré-triagem e depois por uma triagem. “Só então é que saberemos se ela vai seguir para a coleta ou não, então pedimos que as pessoas venham e não tirem conclusões precipitadas, somente aqui no Hemocentro saberão se podem ser doadores ou não”, explicou Ana Paula.

Um homem adulto pode doar sangue até cinco vezes por ano, ao passo que uma mulher adulta pode repetir o mesmo processo quatro vezes ao longo de doze meses. Podem ser doadores pessoas entre 18 e 69 anos, embora algumas exceções sejam abertas para adolescentes de 16 e 17 anos, caso tenham a autorização de um adulto responsável.

Além do sangue o Hemocentro também necessita que mais pessoas se cadastrem para doações de medula óssea, cuja transfusão é primordial para salvar pacientes que sofrem de doenças graves. O índice de compatibilidade é de uma a cada dez mil pessoas no Brasil.

 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

24-05-2019 :: Cansado de estrada esburacada, empresário banca recuperação da rodovia Picos-Santana

23-05-2019 :: Ministério Público denuncia Padre Walmir à Justiça

17-05-2019 :: Jovem picoense morre a espera de transplante de fígado

15-05-2019 :: Chuva não intimida e milhares saem às ruas de Picos em manifestação contra os cortes na educação

15-05-2019 :: Bombeiros capturam jacaré em estacionamento de shopping de Picos

15-05-2019 :: Será realizada em Picos a XVII Semana Nacional de Museus

14-05-2019 :: Nerinho não descarta possibilidade de ser candidato a prefeito de Picos

14-05-2019 :: Caminhão carregado de melancia tomba na PI 143

14-05-2019 :: Hemocentro realiza campanha para doação de sangue O+ e O-

13-05-2019 :: : “Quando morre bandido, é uma tranquilidade para a sociedade”

10-05-2019 :: Governo libera R$ 800 milhões para o Minha Casa, Minha Vida

02-05-2019 :: Beneficiários do Bolsa Família devem informar mudança de escola dos filhos

26-04-2019 :: jovem morre após ser atropelado por veículo e comove população

25-04-2019 :: Vereador Chaguinha solicita cancelamento da Taxa de Saneamento básico

24-04-2019 :: Castração de animais é discutida em audiência pública

[ Todas desta coluna ]

Alencauto - alencauto breno - breno marquês frios - marquês frios lamep - lamep

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.