Página Inicial

Siga-nos:

19.6.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Locais

Bispos do Regional Nordeste

Bispos da CNBB Regional Nordeste 4 visitam comunidades e famílias impactadas pelos projetos econômicos do Piauí

Nos dias 27 e 28 de maio de 2019

Fonte: Diocese de Picos 

31/05/2019

.

clique para ver a foto em tamanho real

.

 os Bispos do Regional Nordeste 4, acompanhados de alguns presbíteros e leigos das oito dioceses do Piauí visitaram comunidades e famílias impactadas pelas grades projetos econômicos do Estado do Piauí localizados nos municípios de Paulistana, Simões, Curral Novo do Piauí, Betânia do Piauí e Marcolândia. Também estiveram presentes, representantes da Cáritas Brasileira Regional, Comissão da Pastoral da Terra (CPT) e representantes do Governo do Estado do Piauí.

A visita teve inicio nas comunidades de Contente e Barro Vermelho, município de Paulistana – PI. Na ocasião, as famílias falaram do sofrimento e prejuízos causados pela construção da Ferrovia Transnordestina. Além disso, destacaram os descontentamentos pela ausência das indenizações justas pelos prejuízos .

No início da noite do primeiro dia, houve a Missa na comunidade de Serra Vermelha, com a participação das comunidades circunvizinhas. Após o ato litúrgico, Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, ressaltou a relevância pastoral da presença dos Bispos do Piauí na região e partilhou algumas experiências pessoais, desde a percepção dos primeiros impactos até os atuais. No final da Celebração, os Bispos seguiram para cidade de Curral Novo do Piauí onde foram recebidos por grande parte da população que esperava-os na entrada da cidade.

No dia seguinte, bem cedo, seguiram para comunidade Baixio dos Belos, município de Curral Novo do Piauí, região onde existe grande quantidade de minério de ferro no subsolo e onde as empresas de mineração já começaram a agir. Após a Missa que foi transmitida pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM, deu-se início a escuta os depoimentos do povo, seguidos das intervenções dos Bispos, da vice-governadora, Regina Sousa e de pessoas ligadas aos movimentos sociais.

À tarde do mesmo dia, a visita continuou no povoado Vila do Mel, município de Betânia do Piauí. Na ocasião, a superintendente da a Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN), Rejane Tavares, apresentou uma pesquisa feita no território da Serra do Inácio, dando informações acerca das famílias ali residentes e também dos encaminhamentos da pesquisa realizada pelo GT Romaria da Terra no período, na Rota I, de 11 a 17 de abril próximo passado, nos municípios de Pio IX, Caldeirão Grande, Marcolândia, Simões, Curral Novo do Piauí, Paulistana e Caridade do Piauí. Também apresentou proposta de continuidade dos trabalhos do mesmo GT a ser definida em reunião na SEPLAN, em Teresina, no próximo dia 10 de junho, às 09:00 h. A visita foi concluída na cidade de Marcolândia, com um jantar oferecido pela Paróquia São Cristóvão.

 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

18-06-2019 :: PM e PRF apreendem dez motos em operação de repressão a rachas na BR 407

13-06-2019 :: Vereador Chaguinha solicita Carro fumacê para zona leste

11-06-2019 :: HUT atendeu mais de duas mil pessoas vítimas de queda em 2019

07-06-2019 :: Picos registra baixas temperaturas durante a madrugada

05-06-2019 :: Prefeitura deixa de fornecer água e famílias estão praticamente passando sede.

03-06-2019 :: Motorista bate carro do Conselho Tutelar

31-05-2019 :: Bispos da CNBB Regional Nordeste 4 visitam comunidades e famílias impactadas pelos projetos econômicos do Piauí

30-05-2019 :: Chaguinha denuncia venda de refrigerante vencido em escola de Picos

29-05-2019 :: Com R$ 6 milhões atrasados, locadoras ameaçam recolher viaturas da Polícia

27-05-2019 :: Médicos paralisam atendimentos na rede estadual nesta segunda-feira

24-05-2019 :: Cansado de estrada esburacada, empresário banca recuperação da rodovia Picos-Santana

23-05-2019 :: Ministério Público denuncia Padre Walmir à Justiça

17-05-2019 :: Jovem picoense morre a espera de transplante de fígado

15-05-2019 :: Chuva não intimida e milhares saem às ruas de Picos em manifestação contra os cortes na educação

15-05-2019 :: Bombeiros capturam jacaré em estacionamento de shopping de Picos

[ Todas desta coluna ]

lamep - lamep Alencauto - alencauto marquês frios - marquês frios breno - breno

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.