Página Inicial

Siga-nos:

23.8.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Social

Saúde

vírus da Febre do Nilo circula no Piauí e faz alerta

.

Fonte: Cidade Verde 

25/07/2019

.

clique para ver a foto em tamanho real

.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí, Herlon Guimarães, garantiu que em 2019 ainda não apareceu nenhum caso suspeito de Febre do Nilo Ocidental, no entanto, afirmou que o vírus é circulante no Brasil. O Piauí registrou a primeira morte pela doença no país.

“Estamos no ano de 2019 e não temos nenhum registro da doença, mas queremos dizer que o vírus é circulante. Em 2016, tivemos o aparecimento deste vírus em cavalos no Espírito Santo. Então o vírus circula sim no Brasil. Acreditamos nós, que no estado do Piauí, até por uma imunidade adquirida, nós já tivemos sim contato com esse vírus e muitas pessoas podem nem ter desenvolvido nenhum sintoma e estamos com a imunidade natural. Mas a vigilância continua”, destacou Herlon Guimarães.

Herlon Guimarães justificou que a demora nos resultados dos exames, realizados ainda em 2017, se deu devido aos sucessivos surtos de arboviroses no Brasil nos últimos anos, especialmente o Zika Vírus que sobrecarregou o laboratório de referência nacional que faz esse tipo de estudo.  Ele ressalta que inclusive, o laboratório Evandro Chagas, localizado em Belém-PA, continua com esta sobrecarga, com o surto de sarampo que tem ocorrido no Rio de Janeiro, São Paulo e no Pará.

O superintendente acrescentou ainda que já foi solicitado mais agilidade no resultado dos exames. “A secretaria do estado vem tomando as medidas necessárias e assim que recebemos a confirmação desse último caso, fomos conversar com o grupo de arbovirose do Ministério da Saúde para que pudéssemos tomar algumas decisões. A Sesapi também pediu ao ministério que nós tivéssemos celeridade, uma vez que enviássemos material para o laboratório nacional”.

Herlon Guimarães finaliza dizendo que a Sesapi continua vigilante e preparada para caso haja novas suspeitas. “Queremos dizer à população que não se preocupe, que todas as nossas unidades estão preparadas para o atendimento e que a gente tem sim condições de retaguarda para poder dar o seguimento ao tratamento a qualquer tipo de cidadão que venha apresentar a sintomatologia da Febre do Nilo”.

Entenda

O Piauí foi o único estado do Brasil a confirmar três casos de Febre do Nilo Ocidental em humanos nos últimos anos, com uma morte. A doença viral fez uma vítima em 2014 em Aroeira do Itaim, o qual recebeu tratamento e está bem; outra em Picos, em junho de 2017, que não apresentou sequelas, e; esta que morreu também em 2017, mas a causa da morte só foi

confirmada na última semana, em decorrência da doença.

 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

14-08-2019 :: Justiça autoriza escola militar a receber o nome de Jair Bolsonaro

12-08-2019 :: Após 44 anos, ACINPI tem a primeira mulher presidente

25-07-2019 :: vírus da Febre do Nilo circula no Piauí e faz alerta

03-06-2019 :: Projetos de Extensão com exposições, shows e lançamentos

13-05-2019 :: Chaguinha diz que encontro superou expectativas

13-05-2019 :: Avião com o cantor Amado Batista faz pouso de emergência em Jequié e assusta moradores

08-05-2019 :: Audiência pública será realizada nesta quarta-feira (08/05), a partir das 18h, para discutir a reabertura do Centro de Assistência Médica de Picos (Campi), mais conhecida como Policlínica

29-04-2019 :: Abrigo recebe alimentos arrecadados do evento Picos Fest Berro.

25-04-2019 :: MP recomenda paralisação das obras na Catedral de Picos

03-04-2019 :: Governo do Piauí nomeia 25 novos agentes penitenciários

29-03-2019 :: Caso de meningite deixa UFPI de Picos em alerta

28-03-2019 :: Deputadas Rejane e Margarete apresentam Projeto que torna “Salve Maria” uma política nacional

26-03-2019 :: Amparo , esposa de Inácio Baldoino, morre em Picos

25-03-2019 :: BNDES ANUNCIA LINHA DE CRÉDITO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

24-03-2019 :: Rotary realiza jantar da amizade

[ Todas desta coluna ]

otica kika - otica kika lamep - lamep uniaselvi - uniaselvi Alencauto - alencauto Gutenberg - gutenberg marquês frios - marquês frios procords - procordis disnomed - disnomed

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.