Página Inicial

Siga-nos:

16.9.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Política

2020

Reforma eleitoral “as pressas” pode mudar eleições municipais de 2020

.

portal to de olho 

26/08/2019

.

clique para ver a foto em tamanho real

.

Ainda pode haver mudanças importantes nas regras eleitorais para as eleições municipais do próximo ano. A possibilidade até surpreende, já que este tema não estava no radar do debate político nacional, dominado relas reformas da Previdência e Tributária, além das discussões sobre os arranjos dos primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro. Mas a possibilidade de mudanças foi levantada pelo principal gestor da agenda política brasileira no momento, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A sugestão de Rodrigo é que seja adotado já em 2020, nas cidades com mais de 200 mil habitantes (Teresina entre elas), um sistema de voto distrital misto. A ideia surpreende sobretudo porque o voto distrital valoriza a representação regional e boa parte dos candidatos tem votação fragmentada, pulverizada em várias regiões de uma mesma cidade. Implantado de uma hora para outra, o voto distrital pode comprometer o resultado de muitos candidatos, sem tempo para reorganizar suas relações políticas.

Mas a sugestão de Rodrigo Maia acende uma outra luz… de alerta: a discussão para uma mudança específica na legislação pode levar a outras mudanças. Os partidos batem cabeça para formar chapas com a mudança já definida desde a reforma de 2017, que estabeleceu o fim das coligações proporcionais. O debate sobre o voto distrital poderia trazer não o voto distrital, mas revisões nas regras que podem levar em conta inclusive as dificuldades com as coligações.

O detalhe é que o fim das coligações proporcionais afeta mais diretamente os pequenos partidos. Os grandes, não têm maiores problemas.

Como seria o voto distrital misto

Vai e volta, o voto distrital entra na pauta de discussão sobre mudanças nas regras eleitorais brasileiras. Chegou a ser defendido pelo então deputado Marcelo Castro (MDB-PI), em 2015, quando foi relator de uma proposta de reforma – logo rasgada por Eduardo Cunha. Marcelo queria, como Rodrigo Maia deseja, o voto distrital misto. E o que vem a ser essa proposta?

Há o voto distrital puro – como na Inglaterra e Estados Unidos – onde todo deputado (ou vereador) é eleitor por um distrito específicos. No caso de deputado federal, o Piauí teria dez distritos. Já o voto distrital misto inclui uma parte eleita por voto local (o distrito) e outra por proporcionalidade. No caso do Piauí, por exemplo, seriam cinco distritos (cada um elegendo o seu deputado). Os outros cinco sairiam entre os mais votados em todo o Estado.

O misto preserva os puxadores de voto sem deixar de contemplar a votação local, do distrito.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

06-09-2019 :: Empresário Zomim Lima confirma pré-candidatura a Prefeito de Picos

03-09-2019 :: Governador se reúne com líder e pede acordo na base aliada

26-08-2019 :: Reforma eleitoral “as pressas” pode mudar eleições municipais de 2020

22-08-2019 :: Ex-governadores do Piauí deixarão de receber pensão vitalícia

07-08-2019 :: PSL vai aguardar um pouco mais para empossar o novo presidente

30-07-2019 :: Zomim se reúne com deputados Fábio Abreu e Carlos Augusto e solicita recursos para cidade de Picos

26-07-2019 :: Elmano rebate críticas de petistas:

24-07-2019 :: PSB diz que aliança depende de chapa proporcional

18-07-2019 :: Maia espera apoio para aprovar ‘PEC paralela’ da reforma da Previdência

08-07-2019 :: Aprovação e reprovação de Bolsonaro se igualam em 33%, aponta Datafolha

05-07-2019 :: TSE vai comprar 180 mil urnas eletrônicas para eleições de 2020

02-07-2019 :: Governadores participam de reunião para definir reforma com Maia

21-06-2019 :: Elmano Férrer defende Operação Lava Jato e a aprovação do Pacote Anticrime

21-06-2019 :: APPM se junta a movimento em favor da unificação das eleições

31-05-2019 :: Merlong assume Secretaria de Administração no dia 10 junho

[ Todas desta coluna ]

uniaselvi - uniaselvi otica kika - otica kika procords - procordis lamep - lamep marquês frios - marquês frios dario - dario disnomed - disnomed Gutenberg - gutenberg Alencauto - alencauto

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.