Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

05.12.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Geral

Extensão

Projeto de Extensão “Quadrantes que Transformam” tem início no IFPI e beneficia a Casa Aliança

.

Prof Marx Rodrigues 

19/11/2019

pessoal

clique para ver a foto em tamanho real

Projeto de Extensão do IFPI

 “Quadrantes que Transformam” é um Projeto de Extensão registrado na Pro-Reitoria de Extenão (PROEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Está vinculado ao Campus Picos (CAPIC), coordenado pelo professor Dr. Marx Rodrigues de Moura.

São discentes voluntários que participam do projeto como extensionistas: Andresa da Conceição Barros – 2º Ano ADM; Maria Elenilsa da Silva – 1º Ano ADM; Ingrid Alves de Oliveira – 2º Ano ADM; José Lucas Ferreira Galvão – 2º Ano ADM; Maria Rielly Sá Carvalho – 2º Ano ADM; Vitória Dos Santos Rodrigues – 2º Ano ADM; e, Vitória Yasmin Alves Ferreira – 2º Ano ADM.

Tem como Justificativa a execução do referido projeto é importante pela sua relação dos quatro quadrantes apresentados, tais como: 1 – String Art; 2 – Empreendedorismo Social; 3 – Terceiro Setor; e, 4 – Participação Social, onde ambos se relacionam na perspectiva de envolver entidades do Terceiro Setor no Empreendedorismo Social com o lúdico do String Art, caracterizado por uma arte de desenvolver quadros de madeira com pregos e linhas enviesadas, destacando a importância da Participação Social na entidades associativas que promovem envolvimento social, construção de relações saudáveis e lutam por direitos.

Sua implementação é importante pois traz conceitos da área de Gestão e Negócios no Campus Picos e Empreenderorismo Social, em resposta às necessidades dos conteúdos e ações irem além muros da instituição de ensino, aproximando-se de uma entidade do Terceiro Setor que trabalha com crianças carentes num bairro denominado Parque de Exposição, estigmatizado como periferia por grande parte da sociedade e precisa ter uma melhor visibilidade das ações positivas desenvolvidas essas crianças, assim como desenvolver ações que valorizem suas atividades em prol da sociedade.

Temo como fundamentação teórica a relação dos quatro quadrantes apresentados por meio de estudos que promovem transformação no ambiente em que estão inseridos, tais como: String Art, Empreendedorismo Social, Terceiro Setor e Participação Social.

String Art é técnica de desenhar formas com fios ou linhas sobre uma base. A técnica do string art é normalmente feita sobre uma base de madeira e fica ótima sendo utilizada como quadro (Construção e Designer, 2019). Foi inventada pela matemática Mary Everest Boole, no século 19, sendo uma forma de ensinar matemática para crianças.

O Empreendedorismo Social é uma forma de empreendedorismo que tem como objetivo principal produzir bens e serviços que beneficiem a sociedade local e global, com foco nos problemas sociais e na sociedade que os enfrenta mais proximamente. O empreendedorismo social busca resgatar as pessoas de situações de risco social e promover a melhoria de sua condição de vida na sociedade, por meio da geração de capital social, inclusão e emancipação social (ECycle, 2019).

O Terceiro Setor é  composto por associações e fundações que geram bens e serviços públicos, mas sem fins lucrativos, que suprem as falhas deixadas pelo Estado. É uma junção do setor público com o setor privado, ou seja, dinheiro privado para fins públicos. Mas isso não significa que o poder público não possa, nem precise destinar verbas ao Terceiro Setor, afinal sua função é promover a solidariedade social.
As organizações que fazem parte desse setor são criadas pela participação voluntária, realizando práticas de caridade, filantropia, proteção à natureza e diversos trabalhos com o intuito de alcançar objetivos sociais e públicos, como atendimento médico, campanhas educacionais, eventos culturais e muitas outras atividades que melhorem a qualidade de vida da população (O que é Terceiro Setor?, 2019).

A Participação Social se apresenta como controle social na política pública, resultado de discussões anteriores nos espaços de conflito de interesses (Moura, 2018).  Para Gohn (2011), a conjuntura política dos anos 1980 construiu novas dimensões para a categoria participação, para além da participação comunitária e popular. Com avanço das discussões sobre a redemocratização do Estado, a questão dos conselhos priorizou o debate sobre participação social e controle social. A temática da participação continuou a ser a ocupação de espaços físicos, na escuta de outras vozes além dos que estavam no poder, pelo aprofundamento das discussões democráticas, na construção de novos espaços de participação, onde a participação comunitária e participação popular cederam lugar a novas denominações tais como: participação cidadã e participação social.

Tem como Objetivo Geral Promover 03 (três) palestras e 01 (uma) oficina no Campus Picos para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Picos (CAPIC), para entidades do Terceiro Setor, em destaque a “Associação Casa Aliança’, tendo como nome “Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças – CNPJ n°. 03590185/0001-20, mais conhecido como Casa Aliança, durante o semestre letivo 2019.1 e 2019.2, envolvendo quatro quadrantes: String Art, Empreeendedorismo Social, Terceiro Setor e Participação Social, como uma perspectiva transformadora para os membros que dela participam.

Como Metodologia do Projeto, na fase de planejamento, foi realizada uma reunião com a Diretoria da Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças (Casa Aliança), entidade do Terceiro Setor, sem fins lucrativos.

Sob a responsabilidade do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Participação Social (GP NEPAS), o professor Dr. Marx Rodrigues de Moura, conduziu os trabalhos, dando início aos trabalhos para discussão do Projeto de Extensão.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

02-12-2019 :: Aspenp elegeu quatro conselheiros na última sexta-feira

02-12-2019 :: Elesbonense estreia como ator em série nacional

28-11-2019 :: Rotary realiza Campanha para conseguir bolsas de sangue para o Hemopi de Picos

25-11-2019 :: Elmano Férrer defende infraestrutura para região dos cerrados piauienses

22-11-2019 :: Feirão online oferece até 90% de descontos em dívidas

19-11-2019 :: Assaí Atacadista inaugura loja em Picos nesta quarta feira dia(20)

19-11-2019 :: Projeto de Extensão “Quadrantes que Transformam” tem início no IFPI e beneficia a Casa Aliança

19-11-2019 :: Petrobras reajusta preço da gasolina e do diesel a partir desta 3ª

18-11-2019 :: No Piauí, 14 vereadores recebiam irregularmente o Bolsa Família

15-11-2019 :: Zózimo lança livro na Alerp neste sábado

14-11-2019 :: Sesapi investiga 1º caso de sarampo com origem no Piauí

12-11-2019 :: Operações digitais devem fechar agências bancárias até 2020 no Piauí

12-11-2019 :: Secretaria de Saúde investiga primeiro caso de sarampo com origem no Piauí

12-11-2019 :: HGV inicia tratamento de varizes com espuma via SUS

12-11-2019 :: Bolsonaro edita MP que extingue seguro DPVAT

[ Todas desta coluna ]

otica kika - otica kika dario - dario procords - procordis clinica popular - clinica popular

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.