Página Inicial

Siga-nos:

26.9.2017

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Política

IMPUGNAÇÃO

Justiça suspende divulgação de pesquisa do Instituto Jales

Decisão foi do juiz Adelmar Martins ao constatar graves distorções nos números apresentados pelo Instituto

JP on line  

01/10/2012

Foto: Jornal de Picos

clique para ver a foto em tamanho real

Juiz suspende pesquisa após constatar várias distorções nos números.

O juiz eleitoral da 10ª Zona Adelmar de Sousa Martins determinou a imediata suspensão da divulgação da pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Jales, cujos resultados apontavam empate técnico entre os candidatos a prefeito de Picos Belê Medeiros (PSB) e Kléber Eulálio (PMDB).
 
A decisão em liminar foi tomada pelo juiz  nesta segunda-feira, 1º de outubro, em atendimento a representação eleitoral movida pela coligação “A mudança que o povo quer”, formada pelos partidos do PMDB, PT, PTB, PSDB, PSL, PCdoB, PSC, PTdoB, DEM, PTC, PSD e PDT, após constatar a existência de indíces distorcidos no resultado da pesquisa.
 
Ao analisar a representação, o juiz Adelmar Martins decidiu pela imediata suspensão da pesquisa, determinando ainda que os resultados não sejam divulgados em outros veículos de comunicação social, sob pena de constituir reprodução e difusão indevida.
 
Neste caso os responsáveis pelos órgãos de comunicação poderão ser punidos com pena de seis meses a um ano de detenção, além de estarem sujeitos a multa no valor de R$ 53.205,00 a 106.410,00, bem como serem enquadrados no artigo 347 do CE por desobediência eleitoral.
 
Decisão  
 
“Não é preciso muito esforço para constatar que a malsinada pesquisa foi divulgada de forma antecipada e, como se não bastasse apresentando dados comprovadamente distorcidos, acarretando dúvidas invencíveis quanto a credibilidade da pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Jales de Pesquisa”, escreveu o juiz eleitoral Adelmar Martins em sua decisão.
 
E foi mais além: “Ressalte-se que a divulgação de pesquisa eleitoral com dados errados e em desacordo com as determinações da legislação vigente – e que, claramente, revele a possibilidade de manipulação dos resultados da consulta popular – certamente irá gerar danos irreparáveis ao processo eleitoral, uma vez que poderá influenciar centenas de eleitores na escolha do seu candidato, notadamente daqueles que ainda não se decidiram em quem votar”, explica o juiz.
           
O magistrado acrescenta ainda em sua decisão que o prejuízo é gritante e atual, consumando-se a cada instantte em que a pesquisa permanece divulgada com distorção dos índices de aceitação dos candidatos na disputa, omitindo-se as informações determinadas por lei. Sendo assim, determinou a imediata suspensão da divulgação do resultado e a notificação dos responsáveis.
 
Distorções
 
Realizada pelo Instituto Jales no período de 23 a 24 de setembro e divulgada no dia 29 do mesmo mês em sites de Internet patrocinados pela Prefeitura Municipal de Picos, a pesquisa apontou empate técnico entre os candidatos Belê Medeiros PSB) e Kléber Eulálio (PMDB), com ligeira vantagem para a candidata governista.
 
Segundo a representação da coligação “A mudança que o povo quer”, foram constatadas na consulta algumas distorções que ferem a legislação eleitoral e depois comprovadas pelo juiz eleitoral. Dentre as quais a antecipação da divulgação da consulta popular e apresentação de índices de aprovação dos candidatos no percentual de 96,13%, o que estatisticamente é impossível, considerando-se que a somatória de tais índices não poderia ficar aquém dos 100%.
 
A pesquisa custou seis mil reais e foi contratada pela empresa Soma Comunicação Ltda, de propriedade de Paulo Francisco de Moura Santos, o Paulo Santana, componente da equipe de comunicação da candidata Belê Medeiros (PSB).

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

robert alves :: robertalves@hotmail.com
177.66.112.222 :: 02-10-2012 :: 21:43:43
Enquanto isso os q trabalham honestamente em prol do povo mas naum tem milhões pra comprar seus (gados) eleitores ficam a ver navios. e aí quem perde é a cidade q fica a merce de mercenarios e os gados sem moral para cobrar nada. E aí vão investigar ou precisa disse o restante?

robert alves :: robertalves@hotmail.com
177.66.112.222 :: 02-10-2012 :: 21:40:15
Quer +? tem outro q já comprou 3 ex candidatos q foram indeferidos pela justiça, o preço? 1 de 30.000, outro de 20.000, e uma coitada com promessas de segurar o emprego. Se quizer uma pista dos outros eu digo, teve o q comprou o cabo eleitoral e sua familia no val paraiso, o valor é facil saber basta mandar alguem na região e gravar os comentarios q se houve por lá. Tem outro apoiado por um empresario q vem de varias derrotas e hoje compra votos na sua região a 1.000,00, quer provas? vao la.

robert alves :: robertalves@hotmail.com
177.66.112.222 :: 02-10-2012 :: 21:27:22
Com todo respeito q tenho por esse Competente e Honesto Juiz Dr. Adelmar, mas me aceite uma sujestão: pq em vez de suspender pesquisas o Sr. naum aciona o ministerio publico e a policia federal para prender meia duzias de canditados q estão comprando a preço de ouro os (gados) eleitores.Quer uma pista? vai lá. Teve um q no domingo deu 10 litros de gasolina e 20,00 para acompanharem numa carreata na sua região, se comenta q nessa carreata foi gasto 16.000,00, dinheiro esse tomado emprestado de um agiota

Paulo :: paulosousa@hotmail.com
177.66.112.10 :: 02-10-2012 :: 19:11:58
Caro dono da lojinha de vidros, você dá a dica de acordar cedo e trabalhar, mas faz diferente trabalha no esquema sem licitação de vender vidros para a prefeitura. Estava até na caminhada da bele todo vestido de amarelo, apenas por convicção de votar no melhor... para seu bolso. Faça o que digo, mas não faça o que faço ...

valdiney f de sa :: vitrineboxvidros@hotmail.com
187.41.82.1 :: 02-10-2012 :: 15:55:37
MEU AMADO FÃ (SAI DE MIM) UM ABRAÇO. UMA DICA BOA PRA GANHAR DINHEIRO: ACORDA CEDO, TOMAR UMA BANHO E IR TRABALHAR. DEUS TE ABENÇOE AMADO COLEGA.

Edylainecosta@hotmail :: Edylainecosta@hotmail
189.40.191.73 :: 02-10-2012 :: 14:48:03
Gente do ceu q desespero e essi vamos fazer pesquisa correta ok. Dia 7 vou votar certo nao se enluda

zealuzpicoenselivre :: zealuz@picoenselivre.com.br
187.41.156.7 :: 02-10-2012 :: 14:17:43
Veja só,o tal luciano ainda assume a cumplicidade no crime...pois quem andava fazendo as entrevistas era funcionarios da Somo comunicação...pagaram para o estatistico assinasse e divulgasse a farsa...Crime e afronta aos verdadeiros jornalistas...Não, dois bajuladores que venderam sua dignidade...É 15,15 e é 15 da dignidade e honestidade.

Sai de mim :: saidemim@ig.com.br
177.66.112.50 :: 02-10-2012 :: 12:57:13
Olha o valdiney,da lojinha de vidros, ele apareceu bem mais manso agora,falando em amizades e inimigos. O inimigo maior de Picos são pessoas como você, aproveitador da prefeitura e do dinheiro do povo, vendendo vidros sem licitação para as secretarias e faturando alto. Comprou até uma SW4 usada para pagar de rico, mas na verdade é um quebrado que está se dando bem. Mas a mamata vai acabar e você vai voltar para a lama novamente e devolverá o carrão.

Valdir :: valdir_s@hotmail.com
200.254.124.6 :: 02-10-2012 :: 12:34:00
O pistoleiro vem com o revólver. Dia 07, estou amolando minha arma, meu título. Sou cidadão picoense, o troco virá nas urnas! Kleber e Padre Valmir, a esperança por dias melhores.

Luciano Barbosa :: barbosa77@bol.com.br
177.66.114.105 :: 02-10-2012 :: 12:10:36
PESQUISA INSTITUTO JALES: Não houve nenhuma fraude nos números da pesquisa do Instituto Jales. O erro do percentual de indecisos na matéria veiculada foi retificado e os números e percentuais corretos podem ser conferidos por qualquer pessoa. A pesquisa pode ser conferida no site do TSE sob o número: PI-00419/2012.

Juliano :: mariamara@hotmail.com
187.41.90.5 :: 02-10-2012 :: 11:47:00
PAULINHO e LUCIANO, vão estudar pra passar em concursos deixe de babação à políticos. tornem-se independentes...logo, logo vocês serão descartados e ai?

paulo moura :: vencerevencer.com
187.41.172.21 :: 02-10-2012 :: 11:34:21
PASMEM!!!!!!!! PASMEM!!!!!!!! A CANDIDATA BELE NO AUGE DO DESESPERO LIGOU PARA UM BABAO, POR SINAL MUITO CONHECIDO, SOLTANDO OS CACHORROS POR TER PERMITIDO QUE A SUA SOBRINHA PARTICIPASSE DO COMICIO DO 15- TORROES. SERA QUE A DITADURA VOLTOU E NAO ME AVISARAM? QUE ABSUURDO!!!!!!!

zealuzpicoenselivre :: zealuz@picoenselivre.com.br
187.41.156.7 :: 02-10-2012 :: 11:30:13
Como falam os co-irmãos evangelicos... devem ser "Disciplinados"...Estes dois falsos pregadores tentam corromper a mente daqueles que tem boa fé.Agora sim todos seremos 15, por uma Cidade limpa e Unida.

Rozangela :: amopicos.com
187.41.172.21 :: 02-10-2012 :: 10:52:14
ATENCAO!!! ELEITORES DO 15 FIQUEM ATENTOS, POIS VEM MUITO DINHEIRO SUJO POR AI PARA COMPRAR A CONSCIENCIA DO POVO.NAO PERMITA QUE ISSO ACONTECA. SEJA UM FISCAL.DENUNCIE!!

tanacadepicos :: tanacadepicos@hotmail.com
177.66.112.246 :: 02-10-2012 :: 10:26:50
É uma grande sartisfação que eu venho a chegar em mais um fim de campanha com a cabeça erguida e de total consciencia de que o meu grupo político será mais uma vez eleito em uma campanha municipal, Agradeço ao Dep. Nerinho e ao Sr. Zé Néri, por terem cido uns dos maiores colaboradores pra que o 15 chegue até o palácio Coelho Rodrigues, e ao Pe. Valmir pela coragem de acreditar que o povo de Deus, 'Picoenses' voltaram no dia 07 de out. para dar de volta a Picos a tranquilidade que ela merece.

VALDINEY FABIO DE SA :: vitrineboxvidros@hotmail.com
187.41.82.1 :: 02-10-2012 :: 10:08:15
BOM DIA, ESSA É EPOCA DE POLITICAGEM E NUMEROS É OTIMA PRA SE DESTRUIR AMIZADES. E CONHECER NOVOS INIMIGOS. LIBERDADE OU LIBERTINAGEM. MUDANÇA OU VIGANÇA BOA SORTE PICOS.

CRISTIANE :: CRISTIANE@HOTMAIL.COM.BR
187.41.82.1 :: 02-10-2012 :: 09:55:48
amados amigos revoltados da internet, se amem e se matem, seus desocupados da rede.

Junior :: juniordossantos@hotmail.com
177.66.112.10 :: 02-10-2012 :: 01:03:23
Tem que mandar prender o Luciano Barbosa, pessoa sem carater, deplorável, faz de tudo por dinheiro. Está se superando com essa pesquisa falsa. Polícia, MP e PF neles. A turma do 40 quer ganhar a eleição no grito. Mas vai ganhar é uma taca de votos bem grande dia 07 de Outubro. Vamos votar no 15 e dar a maior lapada da história de Picos. Vai ter paraibano voando para todo lado, de preferência para bem longe daqui.

Manoel :: manoelsilva@gmail.com
177.66.112.10 :: 02-10-2012 :: 00:40:37
Essa bele é uma louca desvairada, ensandecida pelo poder. Ela é capaz de tudo, se preciso mata e manda matar. Picos, a hora é agora, vamos expulsar de vez esse câncer que assolou nossa cidade. Vote 15, sou livre.

fernando :: fernandorodonews@gmail.com
177.66.112.82 :: 01-10-2012 :: 23:58:47
TEM QUE PRENDER É LUCIANO BARBOSA TB ELE ESTA POSTANDO ESSA PESQUISA FRAUDULENTA NO FACEBOK.DAAAA-LHE BABÃO ESSE LUCIANO.

ANA PAULA :: soudapaz15.com
187.41.172.21 :: 01-10-2012 :: 23:19:23
Sera que voltamos ao tempo do coronelismo, da chibata? Que falta de respeito em candidata? Que coisa feia? Isso e simplemente assustador!!! Que Deus nos livre de voce como prefeita

Raimundo Moura :: rmborges@hotmaiol.com
187.25.157.10 :: 01-10-2012 :: 22:58:49
Infelizmente quem perde nessa é o paula santana, que infelizmente deixou se levar por uma manobra daqueles que querem a todo custo vencer a eleição. Será que eles vão pagar 53.250.00 por você??? Não adianta podem comprar voto mas não tiram a diferença não.

rodrigo :: rodrigo.200927@hotmail.com
95.246.245.157 :: 01-10-2012 :: 22:43:54
Que vergonha Paulo Santana...

telles :: tellesmatarazo@hotmail.com
177.66.112.138 :: 01-10-2012 :: 22:29:41
Belo exemplo cvindo de um cara que se dis evangelico kkkkkk palhaçada,trambicagem cara o povo de deus esta envergonhado de vc!!!

Fernando :: fernando.analista8@gmail.com
200.164.82.98 :: 01-10-2012 :: 21:52:14
PURA PICARETAGEM DESSE POVO DO 40, É POR ISSO QUE VÃO PERDER, BANDO DE MOLEQUES!

Nonato Rodrigues :: nonatorodrigu@bol.com.br
187.41.169.223 :: 01-10-2012 :: 21:32:31
Eu já sabia. coisa de louco gente, querem ganhar de qualquer jeito. aqui não jacaré. chupa que de uva.

Tranquila :: manoela@hotmail.com
187.41.145.204 :: 01-10-2012 :: 20:54:20
kkkkkk...podem barrar, nao adianta a taca vai ser grande... bando de iludidos...a pesquisa do dia 7 vai calar boca de gente. kkkkk

elda :: elda.fialho@gmail.com
186.225.45.86 :: 01-10-2012 :: 20:31:43
Paulo Santana, você pisou na bola,forjar pesquisas para os desesperados.Caia na real.

jonas :: mariamara@hotmail.com
187.41.90.5 :: 01-10-2012 :: 20:17:13
TOMA 40, isso é mais uma prova de desespero a jsutiça tarda mais não falha. hoje a justiça do homem dia 7 a justiça de Deus.

Jonas :: mariamara@hotmail.com
187.41.90.5 :: 01-10-2012 :: 20:03:23
PAULINHO botava fé em você, você é inteligente e capaz como vai se prestar a tal tolice. Sujar seu nome e de sua empresa por quem depois pode não lhe dá um bom dia. Seja autônomo, não se deixe manipular.

Maria Isabel :: Meirijane13@bol.com.br
177.158.103.172 :: 01-10-2012 :: 19:34:39
Olha aí a pesquisa falsa. Querem ganhar a todo custo. Mas Deus e justo e a verdade sempre vem a tona. Um alerta para os que estão iludidos com o 40. Acordem e votem 15, o melhor para Picos. E justiça, punição para quem encomendou e para quem forjou a pesquisa. Isso e crime.

zéaluzpicoenselivre :: zéaluz@picoenselivre
187.41.114.75 :: 01-10-2012 :: 18:16:18
MP urgenteeee!!! Farsa escandalosa, o instituto jales nem mandou seus pesquisadores...Este P. Santana que é um testa de ferro esqueceu da surra que sr. pref... prometeu a ele...Envergonha a classe jornalistica do piaui, pq em picos ele ja é fracassado.

Outras desta mesma coluna:

23-09-2017 :: Vereador diz que gasto do município de Picos com servidores está no limite

23-09-2017 :: Wellington Dias reafirma desejo de contar com PMDB em 2018

22-09-2017 :: Wellington Dias inaugura obras em municípios da região de Picos

21-09-2017 :: Prefeito de Picos reúne a base e anuncia demissão dos contratados

20-09-2017 :: Hugo Victor diz que auditoria do Denassus na Saúde está suspensa

19-09-2017 :: Nerinho participa de inauguração de UBS em Geminiano

14-09-2017 :: Severo Eulálio diz que é inoportuno discutir sucessão agora

10-09-2017 :: Severo Eulálio é contra convenção do PMDB em janeiro

08-09-2017 :: Câmara concederá Medalha Coelho Rodrigues para José Néri e Antônio Afonso

08-09-2017 :: Hugo Victor critica oposição por faltar reuniões técnicas

06-09-2017 :: Presidente da Câmara reivindica obras para Parque de Exposição

05-09-2017 :: Elmano Férrer ressalta importância do combate à violência contra mulher

04-09-2017 :: Nerinho lança Edilson Carvalho como pré-candidato a prefeito de Picos

02-09-2017 :: Lideranças do PTB de Picos se reúnem com Ciro

02-09-2017 :: Lula visita Picos e participa de ato público

[ Todas desta coluna ]

Governo do PI - Governo do Piaui Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial ello moda  - ELLO MODA dr.bezerrinha - dr.bezerrinha lamep(dr.bosco) - lamep