Página Inicial

Siga-nos:

15.12.2017

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Estadual

PROJETO

OAB leva diagnóstico da Presidência Itinerante ao Tribunal de Justiça

OAB fez um apanhado de todas as Presidências Itinerantes olhando a questão da falta de servidores, de magistrados, baixa produtividade e estrutura física deficitária

Ascom  

19/07/2017

Foto: Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Comissão da OAB enterga relatório ao desembargador Erivan Lopes.

Visando buscar melhorias para o judiciário estadual, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, apresentou na manhã de ontem (18) ao presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes, um relatório diagnóstico das Comarcas do Estado, produzido por meio do projeto Presidência Itinerante.

 

“A OAB fez um apanhado de todas as Presidências Itinerantes olhando a questão da falta de servidores, de magistrados, baixa produtividade e estrutura física deficitária. O Tribunal tem se empenhado muito na resolução desses problemas”, disse Chico Lucas. De acordo com o presidente da Seccional, com a homologação e nomeação dos novos magistrados, prevista para ocorrer em agosto deste ano, provavelmente o Piauí terá todas as unidades judiciárias providas com juízes.

 

Sobre isso, o presidente da OAB-PI pediu especial atenção às Comarcas de Esperantina, Gilbués e Paulistana. “São cidades grandes, com volume processual significativo e que não têm juiz. E pedimos que essas sejam vistas com mais atenção”, explicou. “Estamos muito esperançosos que essas nossas iniciativas e essa parceria com o Tribunal consolide a situação de que em todas as comarcas tenham juiz e que a Justiça seja de fato efetiva no nosso Estado”, completou Chico Lucas.

 

Entre os assuntos abordados esteve também a falta de estrutura física do judiciário piauiense. De acordo com o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário (CRPJ), Einstein Sepúlveda, o presidente do TJ-PI afirmou que já está tomando as iniciativas de reforma ou construção de novas estruturas, como nos fóruns de Floriano, Picos e Bom Jesus. Para solucionar o problema estrutural de Esperantina, a Seccional se comprometeu a auxiliar o Tribunal na busca de um imóvel para locação durante a construção do novo prédio.

 

A OAB tratou ainda da readequação de algumas comarcas aglutinadas, solicitando a redistribuição das mesmas. “Esse é um pleito dos advogados que militam nas comarcas. Ou seja, foi sugerida uma readequação ouvindo os próprios advogados e a população pela Presidência Itinerante. E o presidente do Tribunal afirmou que essas distorções serão todas aperfeiçoadas”, disse Einstein.

 

Outro ponto debatido durante a reunião diz respeito aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) de Teresina. A Seccional constatou uma discrepância na divisão de jurisdição, com JECCs com mais de 170 mil habitantes e outros com apenas 24 mil. O problema acontece especialmente nos juizados das zonas Sul e Sudeste da capital. Isso, segundo Einstein Sepúlveda, reflete diretamente na produtividade e, consequentemente, nos números.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

09-12-2017 :: Senado vota separação da cobrança dos serviços de água e esgoto

08-12-2017 :: PTB filia 28 novos membros e se fortalece para 2018

03-12-2017 :: Governo investe na construção e ampliação de escolas no Piauí

01-12-2017 :: Deputados do PT confirmam apoio à candidatura de Ciro Nogueira

29-11-2017 :: Severo Eulálio garante entendimento entre poderes no Orçamento

24-11-2017 :: Governo planeja abrir cinco novos centros cirúrgicos no Hospital Getúlio Vargas

20-11-2017 :: Wilson Martins reafirma pretensão de concorrer ao Senado em 2018

18-11-2017 :: TJ convoca 20 estagiários em Picos e mais duas cidades

16-11-2017 :: Nerinho participa de formatura da turma pioneira de Energias Renováveis

14-11-2017 :: Severo Eulálio inicia diálogo para fechar proposta de Orçamento

08-11-2017 :: Balança Comercial do Piauí tem saldo positivo

08-11-2017 :: Polícia Militar anuncia os aprovados no concurso

07-11-2017 :: Audiência discutirá Lei Orçamentária do Piauí para 2018

07-11-2017 :: Wellington Dias assina projeto do piso salarial para farmacêuticos

06-11-2017 :: OAB promove ato público contra feminicídio no Piauí

[ Todas desta coluna ]

lamep(dr.bosco) - lamep dr.bezerrinha - dr.bezerrinha Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial Governo do PI - Governo do Piaui advogado chagas  - advogado chagas ello moda  - ELLO MODA

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.