Página Inicial

Siga-nos:

18.7.2018

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Brasil

PROPINA

Veja divulga diálogo de Ciro Nogueira e Joesley Batista

Em depoimento os delatores afirmaram ter pago propina ao senador piauiense e presidente nacional do PP

Apoliana Oliveira  

07/10/2017

Foto: reprodução

clique para ver a foto em tamanho real

Senador piauiense é flagrado em conversa com Joesley Batista.

reportagem do site de Veja divulgou ontem (06/10) o conteúdo de um áudio ao qual teve acesso, de uma conversa entre o senador Ciro Nogueira, presidente do Partido Progressista, e o empresário Joesley Batista, da JBS. No diálogo, eles teriam tratado sobre um suposto pagamento em dinheiro ao senador piauiense.

 

"Agora vai dar para começar…E vamos fazer de 500 em 500”, transcreve a reportagem sobre a fala de Joesley, para em seguida informar a reposta de Ciro: "Você me ajudou muito na eleição. Ajudou o meu partido. Eu quero lhe ajudar".

 

Segundo Veja, o áudio é mais um dos vários entregues pelos delatores à Polícia Federal. Em depoimento, Joesley e Ricardo Saud, executivo da J&F afirmaram que entregaram propina ao senador, tanto em malas de dinheiro, como através de doações para campanha, via Caixa 2.

 

A conversa teria ocorrido em São Paulo, durante uma refeição.

 

Ainda de acordo com o site, a influencia de Ciro na Caixa Econômica Federal também foi tema da conversa. “Como você está lá com o Occhi?”, disse Joesley, se referindo ao presidente da CEF, Gilberto Occhi. "“Nós temos lá o presidente…o de operações, o de varejo, que é contratação do Occhi (…) A de habitação é minha. Um cara do Piauí”.

 

Em outro ponto, Veja trata do trecho da conversa que, segundo afirma, deixa em dúvida se o pedido de ajuda de Joesley é mesmo caso de propina, ou apenas "ajuda específica para destravar um negócio na Caixa", com base na seguinte fala de Ciro. "Aquele negócio do seu amigo…Está lá…Só para você saber. Ele montou uma empresa. Na licitação, a empresa que ele montou identificou a proposta (…) Estou vendo se consigo ajudar com outras coisas lá…"

 

Ciro é investigado na Lava Jato. Os delatores Joesley e Saud, em uma das gravações da JBS já divulgadas, referem-se a um áudio em que o senador teria falado em "derrubar a Lava-Jato". A informação foi confirmada pelos executivos em depoimento à Polícia Federal.

 

TRECHO 1 - Influência no Cade


CIRO: "No que você puder ajudar, até botar…somar…Porque vai nomear mais um e mais um também. Aí, com isso aí, se botar gente nossa, ele pode perder na maioria. Agora é melhor colocar outra pessoa para somar com o Alexandre (Cordeiro de Macedo, conselheiro do Cade indicado pelo PP). Então, botar alguém de vocês. Tem um cara lá que quero ver se o Eunício (Oliveira, presidente do Senado) apadrinha (…) Se eu conseguir botar esse cara, resolvo. Ou então eles botam alguém para somar com o meu. Quero ter a maioria"

JOESLEY: "O que interessa é resolver, né? Vou ver esse negócio do Cade, então"

 

TRECHO 2 - Prisão de Eike Batista


CIRO: "A prisão do Eike? Qual o motivo da prisão, cara? (…) O cara voltou, denunciou que não tava querendo fugir e qual o motivo?"

JOESLEY: "A Lava-Jato comemorou três anos, né? Três anos que nós tá vendo esse circo de braço cruzado ainda. Três anos barbarizando, barbarizando (…) mesmo comboio (…) uma conversa com Eduardo Cunha, ele no auge. Eu lembro lé em casa em Brasília ‘Eduardo, c…, nós vai tudo pra cadeia, nós vai preso, Eduardo’. ‘Não, não vamo’. Já passou 2015, 2016 e eu abri o jornal e três anos de Lava-Jato. (…) Essa turma lá só trabalhando".

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

11-07-2018 :: Juíza veta Lula em campanha e na convenção do PT

29-06-2018 :: Supremo enterra de vez cobrança do imposto sindical

23-06-2018 :: Desaprovação a Bolsonaro sobe e chega aos 64%

20-06-2018 :: Ciro Gomes é vaiado e deixa evento em Minas Gerais

19-06-2018 :: Procuradoria Geral da República denuncia Ciro Nogueira

16-06-2018 :: STF confirma condenação de Paulo Henrique Amorim em caso de injúria contra Heraldo Pereira

16-06-2018 :: Ex-colega quer dinheiro para contar ação de Bolsonaro em plano de atentado

13-06-2018 :: Justiça nega pedido de Lula para disputar eleição

11-06-2018 :: Presidente do STF Cármem Lúcia defende imprensa livre

08-06-2018 :: Ministro do STF libera ação penal contra Gleisi para julgamento

08-06-2018 :: TCU não recomenda contratação de advogados por prefeituras sem licitação

31-05-2018 :: Caminhoneiro é morto com pedrada na cabeça em Rondônia

30-05-2018 :: Bancos fecham no feriado e funcionam normalmente na sexta

29-05-2018 :: Dória lidera pesquisa para governador de São Paulo

26-05-2018 :: Líder petista paga pesquisa com verba da Câmara

[ Todas desta coluna ]

aaaa chaguinha - aaaa chaguinha Governo do PI - Governo do Piaui edilson constutora  - edilson constutora dr.bezerrinha - dr.bezerrinha marquês frios - marquês frios Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis Clínica Picoense  - Clínicas picoensw Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial edilson madereira - edilson madereira

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.