Logo

AMOSTRAGEM

Kléber Eulálio amplia vantagem em uma nova pesquisa e aparece 10 pontos à frente de Belê

Peemedebista aparece com 44% das intenções de votos contra 34% da segunda colocada Belê Medeiros

JP on line  

27/08/2012

Foto: Jornal de Picos

clique para ver a foto em tamanho real

Kléber dispara nas pesquisas e já aparece 10 pontos à frente de Belê.

Em nova pesquisa de intenções de votos o candidato a prefeito de Picos pela coligação “A mudança que o povo quer”, deputado Kléber Eulálio (PMDB), ampliou a vantagem em relação a sua principal adversária Belê Medeiros (PSB). Na estimulada a diferença passou de 6,6% para 10 pontos percentuais.
 
Realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), em parceira com o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, a pesquisa apontou a liderança do candidato Kléber Eulálio com 44% das intenções de votos. Em segundo lugar ficou Belê Medeiros (PSB) com 34% e em terceiro o advogado Gleuton Portela (PRTB) com 7% da preferência do eleitorado picoense. Indecisos somam 12,75% e nulo ou branco 2,25%.
 
Os pesquisados do Instituto Amostragem entrevistaram 400 eleitores com idade a partir de 16 anos em diversos bairros e localidades da zona rural de Picos. O levantamento eleitoral foi feito entre os dias 21 a 23 de agosto e tem uma margem de erro de 4,8% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com o protocolo de número PI 00231/2012.
 
Espontânea
 
Com 35,5% das intenções de votos do eleitorado picoense, Kléber Eulálio também lidera na espontânea, ou seja, quando os pesquisados não citam para os entrevistados os nomes dos candidatos envolvidos na disputa eleitoral. Em seguida vem Belê Medeiros com 28,25% e em terceiro Gleuton Portela com 3% da preferência. Indecisos somam 28,5% e nulo 3,5%.
 
Rejeição
 
Candidata da situação com o apoio do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), seu tio, Belê Medeiros aparece com o maior índice de rejeição. Entre os entrevistados 34,5% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Em seguida vem Gleuton Portela com índice de 22,75% de rejeição e o menos rejeitado pelo eleitor picoense é o candidato das oposições Kléber Eulálio, com percentual de 20%. Entre os entrevistados 16,5% disseram não rejeitar nenhum candidato e 10,75% não sabem ou preferiram não opinar.
 
O diretor presidente do Instituto Amostragem, professor de Bioestatística do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), João Batista Teles, explicou que os percentuais de rejeição somam mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um candidato.

 


© 2009 Jornal de Picos — Todos os direitos reservados. E-mail: jornaldepicos@jornaldepicos.com.br