Logo

OPINIÃO

PASSANDO A LIMPO

Notícias e comentários dos bastidores da política picoense na coluna publicada pelo Jornal de Picos

JP on line  

11/10/2013

Foto: Reprodução.

clique para ver a foto em tamanho real

Delegado Tales Gomes comanda investigações do assassianto de Edimar Bringeo.

Primeiro passo
A Polícia Civil de Picos comemorou com estardalhaço a prisão no último dia 30 de setembro do pistoleiro Tiago Osório Cavalcante, de 22 anos. Ele é apontado como participante do assassinato do seresteiro Edimar Antonio de Sousa, conhecido no meio artístico como Edimar Bringeo, executado com um tiro na noite de 15 de maio deste ano. A prisão de Osório pode ter sido o primeiro passo, mas está longe de ser o desfecho final da morte do seresteiro. E por quê? A Polícia pode até saber, mas até o momento não deu conhecimento à sociedade de quem seria o autor do disparo que vitimou Edmar Bringeo. Menos ainda quem foi o mandante, este sim, a peça principal no crime que chocou a sociedade picoense. Portanto, ao invés de comemorar, os Delegados que comandam as investigações deveriam se aprofundar no trabalho e prender todos os que de uma forma ou de outra tramaram a morte do seresteiro. Caso contrário, fica a sensação de impunidade e a comemoração, além de antecipada, torna-se sem sentido.
................................................*****................................................
 
Retorno
O secretário municipal de Governo, Tiago Saunders Martins, confirmou que o prefeito de Picos Kléber Eulálio (PMDB), deverá mesmo retomar suas atividades normais na próxima segunda-feira, 14 de outubro.
 
Costa Neto
Aposentado compulsoriamente em 2007 acusado de corrupção, o juiz Francisco Gomes da Costa Neto poderá retornar às suas atividades na Comarca de Picos. A possível volta do magistrado começou a ser desenhada no último dia 3 de outubro, quando oito dos 19 desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), votaram favoravelmente a anulação do processo administrativo que investigou a atuação do juiz. A sessão foi suspensa depois de pedido de vistas do desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, cuja família é da cidade de Picos.
 
Distritos fechados
Se depender da vontade do Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, James Guerra, os distritos policiais de Picos permanecerão fechados, facilitando a atuação da bandidagem. Na última visita à cidade ele deixou claro que não existe possibilidade de reforma desses prédios, pois a intenção do governo é centralizar todas as ações da Polícia Civil em um só lugar, de preferência no centro.
 
Desobediência
Fechada por determinação judicial desde o último dia 30 de agosto, a Central de Flagrantes de Picos continua funcionando normalmente. Servidores dão plantão e presos são custodiados. A Vigilância Sanitária confirmou que as condições do lugar são precárias e que, enquanto não fosse feita uma reforma adequada no prédio, nada poderia funcionar.
 
Desencontro
As obras do novo campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Picos já deveriam ter sido concluídas desde o dia 8 de agosto conforme previsão inicial. Porém, o prazo foi adiado para dezembro de 2013 e mais uma vez corre o risco de não ser cumprido. As informações sobre o andamento das obras são conflitantes levando-se em consideração a última visita da comissão de fiscalização. Enquanto a Secretaria Estadual de Infraestrutura diz que 65% das obras já foram concluídas, a comissão diz que esse percentual é de apenas 50%. Quem estará com a razão?
 
Aliança

Faltando menos de um ano para as eleições estaduais, uma aliança entre os senadores Wellington Dias (PT) e João Vicente Claudino (PTB) está mais evidente. Os dois líderes estão cada dia mais próximos e comprovam isso em visitas a municípios no interior.

 


© 2009 Jornal de Picos — Todos os direitos reservados. E-mail: jornaldepicos@jornaldepicos.com.br