Janeiro Roxo: Coordenação de combate à hanseníase faz balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2019

Janeiro Roxo: Coordenação de combate à hanseníase faz balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2019

Coordenador de Controle e Hanseníase do município, Gilberto Valentim / Foto: AscomCoordenador de Controle e Hanseníase do município, Gilberto Valentim / Foto: Ascom /

Por: Ronnie Costa

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Controle á Hanseníase, divulgou o balanço das atividades realizadas no ano de 2019.

Durante o ano de 2019, foram diagnosticados 70 casos novos, destes, 42 foram encaminhados para serem notificados e acompanhados em seus municípios de origem, totalizando um percentual de 60%, os outros 28 casos residentes em picos, diagnosticados pela referência foram encaminhados para serem registrados, notificados e acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família de Picos, devido ao processo de descentralização do serviço de controle a hanseníase para a atenção básica(relatório completo).

O programa de controle a hanseníase do município de Picos, por ser um centro de referência da macrorregião, recebe pacientes oriundos de 59 municípios da região além de pacientes de estados vizinhos como Ceará e Pernambuco.

Para o coordenador  do setor, Gilberto Valentino, no Ano de 2019 a secretaria vez um grande trabalho no combate e prevenção da hanseníase. “Acreditamos que  o trabalho foi feito, e com resultados positivos,  e isso  têm a ver com as atividades que o serviço tem desenvolvido nos últimos anos, como realização de mutirões, campanhas e buscas ativas para diagnóstico de casos novos de hanseníase, visitas domiciliares, campanhas educativas, palestras, buscando promover a descoberta dos casos para o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno, desse modo, acreditamos  que já termos debelados os principais focos da hanseníase no nosso município”, destacou o coordenador.

Coordenador de Controle e Hanseníase do município, Gilberto Valentim

Segundo ainda o coordenador, este mês de janeiro conhecido como Janeiro Roxo,  a Secretaria realizará muitas atividades relacionadas com tema.

Confira abaixo a  programação do Janeiro Roxo:

DIA 27- Abertura com uma campanha de diagnostico a Hanseníase no bairro Parque exposição a partir das  08:00 hs

Dia 28 – workshop, palestra e mesa  redonda sobre a Hanseníase na Universidade Federal do Piauí. ( Dr. Paulo Victor, Dra. Rana Cardoso  e o Coordenador Municipal   da  Hanseníase, Gilberto Valentim).  14:00 hs as 17:00 hs

Dia 29 – Campanha  de diagnostico na Unidade Básica de Saúde do Bairro Morada  do Sol, a partir das as 08:00 hs .

Dia 30-  atividade educativa  no  Posto de Assistência Médica de Picos (PAM), Bairro cata-vento a partir das 08:00.

Dia 31- Encerramento com panfletagem e atividades alusivas ao Janeiro Roxo a partir das 17:30 hs na Praça do Museu.

 

Fonte: Ascom

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *