E o Aeroporto de Teresina

E o Aeroporto de Teresina

Aeroporto de Teresina / Cidade Verde

Em meu artigo de ontem, sobre a precária situação da infraestrutura aeroportuária do interior do Piauí, voei direto para os aeroportos do interior e não citei o da capital. Faço isso hoje.

Na verdade, para começo de conversa, Teresina não dispõe nem de estação de passageiros.

A situação do Aeroporto de Teresina (estação, principalmente) tem prejudicado muito a capital e o Piauí como um todo.

Há poucos anos, o Piauí jogou fora o dinheiro para construção de uma estação que atenderia a cidade por 20 anos.

Bonde da história

Na primeira etapa do Prodetur (financiamento feito pelo BID para o setor turismo, cujas tratativas começaram no Governo Freitas Neto), o então governador do Ceará, Tasso Jereissati, colocou uma parte na construção de nova estação de passageiros do aeroporto de Fortaleza, junto com recursos da Infraero.

Com objetivo de impulsionar o turismo no Ceará, o Governo do Estado tem feito acordos com as empresas aéreas, inclusive baixando significativamente o ICMS do combustível para aviões.

Enquanto isso, no Piauí, a tônica é perder o bonde da história e o passaporte para o futuro.

Leilão

Agora o Aerroporto de Teresina  está na lista das privatizações, integrando o Bloco Eixo Central, no terceiro lote, que inclui os terminais de Goiânia, de São Luís e Imperatriz, no Maranhão; de Palmas, no Tocantins; e de Petrolina, em Pernambuco.

O edital foi lançado em março do ano passado, permitindo o início dos estudos para a próxima rodada de leilões de aeroportos, definindo valores por cada bloco e expectativas de investimentos.

O leilão está marcado para agosto deste ano.

 

Incentivo à aviação

Do ex-governador Wilson Martins, ao analisar meu artigo de ontem abordando as condições dos aeroportos do interior do Piauí:

“Nós fizemos parceria com a AZUL através de incentivo com diminuição do ICMS no combustível em todos seus abastecimentos em solo piauiense. Deixamos com voos duas vezes por semana para Parnaíba e Fortaleza. É um cronograma para progressivamente avançarmos para voos diários!”

E mais

O ex-superintendente da Sudene e ex-presidente da Piemtur, Luiz Gonzaga Paes Landim, também me escreveu sobre o assunto:

“Quando Superintendente da SUDENE, reuni os Secretários de Turismo com a equipe técnica da casa para discutir os impulsos e entraves da aviação regional nordestina. Um dos pontos assentados seria a não incidência ou incidência mínima (4%) de ICMS sobre querosene. Só a Bahia e o Ceará toparam e aí está um fator determinante do desenvolvimento turístico daqueles dois Estados.”

Sem força

E prossegue Landim: “Quando presidi a Piemtur, foi instituído o sistema de subsídio direto à empresa de aviação, que nunca funcionou, pois o Estado pagava os primeiros meses e, depois, adeus rosa, visão de futuro, pra que eu te quero? Fiz também uma proposta de integração Jeri/Parnaíba/Lençóis (Barreirinha), mas o Maranhão, principalmente, botou catinga e o nosso governo não ligou. Não tive forças.”

Pacote vantajoso

O ex-presidente da Piemtur conclui: “A integração seria vantajosa para o Maranhão e o Piauí, principalmente, aproveitando-se o grande portão de ingresso que é Fortaleza e, por via de consequência, Jeri, num pacote envolvendo as três cidades”.

Rota das Emoções

No final de semana, o governador Wellington Dias participou, em Barreirinhas (MA), de encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Othelino Neto.

Na pauta, investimentos na Rota das Emoções, destino turístico integrado que reúne belezas do litoral do Piauí, Maranhão e Ceará.

Parcerias

Conforme a CCom, os dois gestores trataram especificamente sobre parceiras para a redução de impostos e criação de incentivos fiscais para estimular o turismo da região.

Wellington afirma que está acertada, para este mês ainda, uma reunião com governadores do Ceará e Maranhão para tratar de um plano maior que ele defende no Consórcio Nordeste, que é a Rede Aeroviária Integrada do Nordeste.

Participaram do encontro com o presidente da Assembleia do Maranhão, o secretário de Governo do Piauí, Osmar Júnior, e a secretária da Infraestrutura do Piauí, Janaínna Marques.

 

 

* A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vai receber 17.356 livros, que serão distribuídos para todos os campi da instituição.

* Com essa aquisição, o acervo da Uespi passará a contar com 34.976 mil exemplares.

*Os livros foram adquiridos através de emendas parlamentares, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o valor final de R$ 1,5 milhão.

* Houve o maior barraco na quarta-feira no Clube Bom de Bola. Mas nada tem a ver com futebol. A gravação do episódio está sendo disputada a peso de ouro.

 

 

Chatice

Do humorista Fraga:

- Não existe assunto chato. O que existe é chato cheio de assunto.

Extraído do Cidadeverde.com

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *