No Piauí, empresários reúnem bancada federal e pedem retomada do programa Minha Casa Minha Vida

No Piauí, empresários reúnem bancada federal e pedem retomada do programa Minha Casa Minha Vida

/

O Sindicato da Construção Civil reuniu a bancada piauiense em café da manhã nesta sexta-feira (14). Os empresários do setor mostraram os números de 2019 e pediram apoio dos parlamentares para a retomada de programas como o Minha Casa Minha Vida. O governador Wellington Dias também participou do evento.

De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Reinaldo, a construção civil representa 52% do PIB industrial.

“A reunião foi para esclarecer e mostrar a importância da construção civil para o Piauí. Hoje esse segmento representa 52% do PIB industrial que é muito significativo. Tem a geração de emprego em torno de 22 mil empregos. Mostramos para a bancada a importância da habitação de interesse social, que é o Minha Casa Minha Vida. Esse programa  tem recursos do FGTS. Mas agora esse recurso é colocado para outro segmento. Deve permanecer nesse setor que gera emprego”, afirmou.

Francisco Reinaldo afirma que a melhora da economia surtiu os primeiros efeito no setor.

“A construção civil depende da economia como um todo. À medida que a economia melhora esse setor acompanha. O ano de 2019 foi bem melhor e o começo de 2020 já tem sido positivo”, comentou o presidente do Sinduscon.

O setor quer investimentos do Governo Federal na área da construção civil.

“A bancada foi bem solícita. Mostra consciência. A  ideia é levar esclarecimento do setor. Em 2020, a expectativa é que a economia melhore. Esperamos a reformulação do Minha Casa Minha Vida. Acreditamos que em março já estará para todos. As empresas desenvolvem projetos e quando existir a retomada vamos voltar com às obras. Foram 2.700 empregos na construção em 2019”, disse Francisco Reinaldo.

O governador Wellington Dias participou do evento.

“Tivemos um importante encontro. A nossa bancada federal destacou investimentos diretos. Temos o compromisso de trabalhar com as entidades da construção civil. Queremos reverter a anomalia que dinheiro da habitação vai para o Sul e Sudeste. Queremos trazer para o Norte e Nordeste. Estamos em uma situação crescente a expectativa é que 2020 possa ser um ano melhor”, destacou Wellington Dias.

O senador Ciro Nogueira disse que o setor é fundamental.

“É um setor fundamental. Não funcional no atual governo. Eles querem recursos para construir. Foi totalmente paralisado no último ano e gerou demissão”, destacou Ciro.

O deputado Flávio Nogueira destacou a importância do FGTS para o setor.

“São programas que usam o FGTS e para diminuir o déficit habitacional. Se usa o fundo do trabalhador e o déficit habitacional vai continuar aumentando. Isso por questões politicas”, disse.

Fonte: Cidade Verde / Por Flash de Lídia Brito

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *