Wellington Dias não dá reajuste e professores mantém greve no PI

Wellington Dias não dá reajuste e professores mantém greve no PI

/

Na manhã desta terça-feira (18) professores da Rede Estadual de Ensino da região de Picos participaram de uma manifestação e saíram em caminhada pelas principais ruas do Centro da Cidade.  O movimento tem à frente o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí – Regional de Picos (SINTE-PI.

A categoria iniciou uma greve geral desde o dia 10 de fevereiro e não tem previsão de retorno à sala de aula. Os professores reivindicam do Governo do Estado, o pagamento do reajuste do piso salarial de 2019 e 2020 – porcentagem garantida por lei pelo Governo Federal.

O professor de ciências da natureza da Rede Estadual de Ensino, em Picos, José Wilson, já trabalha em sala de aula há 27 anos e diz que vê com tristeza o tratamento do governador Wellington Dias com os professores da rede pública, segundo ele, todos os anos os profissionais lutam pelo reajuste.

Professor de ciências da natureza da Rede Estadual de Ensino, em Picos, José Wilson

A professora de língua portuguesa, Adnaid Rufino, disse que a greve vai continuar até o governador negociar com a categoria.

A professora aposentada Fátima Pinheiro diz que desde quando Wellington Dias assumiu seu primeiro mandato como governador, tem tirado os direitos dos professores piauienses. Ela destaca ainda as propostas dadas pelo governo, que exclui os professores aposentados. A professora disse ainda que na manifestação realizada ontem (17) em Teresina, ela chamou cinco deputados de Picos para participarem, mas nenhum compareceu.

A presidente do Sinte regional de Picos, Gisele Dantas, destacou que a categoria está unida e que a greve está crescendo. Ela destaca que em 2019 os professores não deflagraram greve esperando que o governador cumprisse com a lei do piso, mas o reajuste não foi feito.

 

grandepicos

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *