Diretoria Cível da Defensoria alcançou quase 40 mil atendimentos em 2019 em Teresina

Diretoria Cível da Defensoria alcançou quase 40 mil atendimentos em 2019 em Teresina

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Durante o ano de 2019, a Diretoria Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí, contabilizou quase 40 mil atendimentos abrangendo as áreas da Família, Cível, Fazenda Pública, NUSCC e também o Peticionamento Integrado. Os dados fazem parte do Relatório Anual Estatístico de Atividades, apresentado pela Diretoria Cível.

Ao todo, foram 39.181 atendimentos, sendo que 26.828 foram realizados na área de Família; As Defensorias Cíveis registraram 5.782 atendimentos; as Defensorias da Fazenda Pública atingiram a marca de 1.483 atendimentos e o NUSCC, Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania, ficou com 4.572. Também na área Cível, os números referentes ao Peticionamento Integrado contabilizaram 458.

Segundo o Relatório, durante o ano de 2019, nas suas atribuições cíveis a Diretoria realizou 1.218 Sessões de Conciliação (com ou sem acordo). As Petições e Manifestações Processuais, como ações coletivas, respostas dos réus e recursos, por exemplo, somaram 23.103 em seus Núcleos de atuação.

Em relação às Audiências Realizadas pela Diretoria Cível, as de Conciliação contabilizaram 2.933 e as Audiências de Instrução e Julgamento 1.087. No total, foram 4.020 Audiências Realizadas pela Diretoria no ano de 2019.

Comparando-se os números informados de 2019 em relação ao ano de 2018, percebe-se que ocorreu um aumento de 24% no total de atendimentos, de 23% no total de petições e manifestações processuais e um aumento de 16% nas audiências de conciliação. Também foi registrado o crescimento de 52% nos atendimentos gerais realizados pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC) em comparação ao ano anterior.

A diretora cível da Defensoria, defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, avalia os números alcançados em 2019 como “uma clara demonstração que a Defensoria Pública do Estado tem sido cada vez mais procurada não só pelo perfil dos assistidos, como também pela credibilidade da Instituição e qualidade do serviço prestado. Mais do que a prestação jurisdicional, a mediação de conflitos e o atendimento de demandas sociais destacam nosso trabalho”.

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