Escultura de anjo homenageará Torquato Neto na Ponte Estaiada

Escultura de anjo homenageará Torquato Neto na Ponte Estaiada

/

Teresina terá uma escultura de um anjo, com três metros de altura por dez metros de envergadura de asas, em homenagem a Torquato Neto, poeta teresinense, jornalista e letrista de música popular. A peça, assinada pelo artista Braga Tepi, chegará no  mês de março, em comemoração aos 10 anos de inauguração da Ponte Estaiada João Isidoro França.

A escultura ficará localizada no espaço da alça direita da ponte. O local passará a ser chamado de Praça do Anjo. A inspiração para o nome veio do poema de Torquato Neto “Let’s Play That”, onde o poeta fala sobre um “anjo louco, torto” e com “asas de avião” que veio lhe visitar.

De acordo com o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo (Semdec), vereador Venâncio Cardoso, a ideia de colocar uma escultura no local, é para homenagear um dos principais nomes na poesia piauiense e também transformar o local em um ponto de cultura com a realização de exposições de arte, entre outras ações.

“A Semdec vem trabalhando para dinamizar a frequência da população na Ponte Estaiada. Nós queremos ter na ponte também um local para inspirar e ser palco da nossa poesia, com exposição de arte, realização de saraus. A chegada da escultura do anjo no local vem para coroar essa iniciativa, celebrar os 10 anos de inauguração da ponte e ainda ser o ponto de partida para uma série de melhorias que estão planejadas para todo este ano”, explica.

A obra é uma iniciativa da Semdec tendo a execução por conta da SDU/ Leste, que já está realizando a estruturação para receber a obra de arte. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação ficará responsável pela iluminação do local.

Torquato foi um importante jornalista, compositor, cineasta e ator brasileiro. Ele nasceu em novembro de 1944, em Teresina (Piauí). Em 1961 mudou-se para Salvador (BA). No mesmo ano, Torquato resolveu deixar Salvador e mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar jornalismo na Faculdade Nacional de Filosofia. Enquanto trabalhava como jornalista, Torquato escrevia poesia e música. Ele desenvolveu amizade e trabalhou junto com nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. O artista foi um dos precursores do Movimento Tropicalista.
 

Fonte: PMT

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *