Piauienses se assustam com suspeita de caso de coronavírus em Floriano

Piauienses se assustam com suspeita de caso de coronavírus em Floriano

/

O pós-carnaval começou com duas notícias que assustaram os piauienses: uma jovem, que viajou pela Europa, pode ser a primeira vítima do coronavírus (covid19) no Piauí; e o governador do Piauí, Wellington Dias, cancelou a viagem que faria à Espanha, junto com outros governadores do Nordeste. O coronavírus pode ter pesado na decisão do Fórum de Governadores de cancelar a viagem.

Uma jovem, cuja identidade está sendo mantida em sigilo, retornou para Floriano na semana passada - depois de uma viagem de dez dias pela Europa, inclusive passando pela Itália. Ela passou a ser monitorada em casa, após procurar o Hospital Regional Tibério Nunes, no último final de semana, reclamando de uma gripe muito forte. Ela é o primeiro caso suspeito de contaminação pelo coronavírus no Piauí, apesar dos primeirosexames não apontarem nenhum dos sintomas que caracterizam o contato com o vírus, que é altamente contagioso.  

O diretor clínico do Hospital Regional Tibério Nunes, médico Justino Moreira, adiantou que todas as pessoas com síndrome gripal que tenha passado por regiões onde houve casos confirmados da contaminação por coronavírus, como a Itália,  assusta.

“Esse caso foi assim já que a jovem de 22 anos passou dez países na Europa, inclusive na Itália. Ela chegou há 20 dias e apresentou um quadro de infecção respiratória, um resfriado, no final de semana. Os casos suspeitos, pelo protocolo, são 14 dias. Passando por área suspeita tem que fazer protocolo. Ela está bem em cima desse limite, já que tem 20 dias que ela chegou. Porém, ela iniciou o quadro (de resfriado) no final de semana. Está em torno de 4, 5 dias. De modo que a gente comunicou as autoridades do Estado para coleta de material dela e dirimirmos as dúvidas”, explicou o diretor do hospital.

“A gente vai testar o vírus comum que é o mais fácil, se realmente confirmar que é ele, que é bem comum no período de Carnaval a gente descarta a possibilidade, mas ela não está no hospital, ela está em casa porque ela não tem notificação de internação, não tem as complicações de uma síndrome respiratória grave, a gente fez raio-x não teve nada. De modo pedimos que ela voltasse para casa e depois a gente vai recebê-la para coletar os exames, mas realmente houve esse alarde porque ela passou por regiões que teve casos confirmados e mortes, como a Itália”, acrescentou Justino Moreira.

Cancelamento

O governador do Piauí, Wellington Dias, cancelou a sua viagem que faria a Madrid, na Espanha, na próximo sábado (29), integrando a missão governadores do Nordeste. A Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Piauí informou que os governadores nordestinos haviam cancelado a viagem para a Espanha para resolverem problemas nos estados.

Caso confirmado

O Brasil registrou na quarta-feira (26) o primeiro caso de infecção pelo coronavírus (covid-19). Um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, voltou da Itália e apresentou todos os sintomas da contaminação pelo coronavírus. Ele permanece em casa, em quarto separado da esposa, sendo monitorado 24h pelas autoridades de saúde de São Paulo. Passageiros das poltronas próximas à do brasileiro também foram orientados a permanecer em casa e a manter contato com as autoridades caso apresentem algum dos sintomas do covid-19.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *