Criança morre com suspeita de covid-19 em hospital de São Raimundo Nonato

Criança morre com suspeita de covid-19 em hospital de São Raimundo Nonato

/

Uma criança da cidade de Guaribas, região Sul do Piauí, morreu com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. A vítima foi atendida pelos profissionais de saúde do hospital da cidade de São Raimundo Nonato. A vítima tinha 1 ano e três meses e foi levada pela família ao apresentar dificuldades para respirar e faleceu por volta das 03 horas da madrugada de hoje. 

 De acordo com o secretário de Saúde de São Raimundo Nonato, Jucival Júnior, amostras foram coletadas e enviadas para teste no Lacen, em Teresina. A cidade possui ainda mais seis casos suspeitos, que esperam o resultado dos exames. 

A criança apresentou sintomas como uma gripe forte, febre além da dificuldade para respirara. Porém, o secretário afirma que segundo informações repassadas pela família da vítima, ela não teria tido contato com nenhuma pessoa com suspeita de contaminação ou que tenha vindo de outras cidades. 

“Essa criança deu entrada no início da madrugada de hoje na Unidade de Pronto Atendimento e apresentou alguns sinais gripais, com a dificuldade de respirar e febre. Ela levou a evolução de um quadro a óbito. No histórico epidemiológico da família, essa criança não obteve contato com pessoas de fora, nem de cidades com casos confirmados, nem com pessoas que tiveram contatos com outras pessoas. Eles vivem em uma localidade isolada, no interior de Guaribas, que fica bem distante. A equipe que recebeu o caso busca mais detalhes com a família, para saber se chega a uma confirmação. Mas mesmo assim, o material foi coletado e enviado ao Lacen em Teresina. Aguardamos o exame que deve chegar em 72 horas”, disse.

Jucival Júnior lembra que a equipe médica também trabalha também com a possibilidade de H1N1. “O fato é que paralelo ao coronavírus, surgem os casos de H1N1. Na região de Bom Jesus já tivemos cerca de dois ou três casos. O paciente veio a óbito e foi diagnosticado o vírus do H1N1. Só podemos confirmar depois do exame. Devido a grande demanda no estado, o resultado atrasa. A Secretaria de Saúde do Estado deve receber os testes rápidos que devem sair em até 1 hora”, afirmou. 

Em São Raimundo são monitorados ainda outros pacientes com quadro que levanta suspeita para a Covid-19. 

“Iniciamos com três casos suspeitos. Eles subiram para nove. Desses nove, três foram descartados. Agora trabalhamos com seis casos suspeitos. Foram pessoas que estiveram em cidades que se tem a presença do vírus. E aguardamos o resultado”, disse. 

 

Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com

 

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *