Coronavírus avança e isolamento vai continuar

Coronavírus avança e isolamento vai continuar

Governador WD / arquivo

O Comitê de Organização de Emergência (COE) montado pelo Governo do Estado para enfrentar o Covid-19 se reúne hoje para avaliar o resultado das medidas de contenção adotadas até agora e definir novas ações para os próximos 15 dias.

As manifestações do governador Wellington Dias e do prefeito Firmino Filho, através das mídias sociais, indicam que o isolamento social vai continuar.

O governador gravou um vídeo ontem renovando seu apelo para que as pessoas continuem em casa, protegendo-se e procurando proteger também suas famílias. “Ficar em casa é uma grande ajuda neste momento”, enfatizou.

Já o prefeito Firmino Filho afirmou que “tudo que é possível ser feito por uma cidade como Teresina, está sendo feito. Mas as pessoas não podem achar que isso promove segurança para interação social. Não promove!”

O Ministério da Saúde divulgou ontem à tarde que subiu para 14 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí. Em todo o país, são 4.256 casos confirmados e 136 mortes pela doença.

O Piauí resgistra três mortes por coronavírus. A primeira foi a do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT), ocorrida na sexta-feira. Ontem, foram confirmadas mais duas, em Teresina. 

Economia

Ontem, Firmino participou de teleconferência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, junto com os demais gestores que compõem a Frente Nacional de Prefeitos.

No encontro, foi solicitada agilidade na liberação de recursos para que as cidades do país possam enfrentar a crise decorrente da disseminação do coronavírus.

“A pauta incluiu a necessidade de termos os recursos na intensidade e na agilidade necessárias para que possamos ter a máquina municipal funcionando, especialmente nas cidades médias e grandes, que não dependem apenas de FPM [Fundo de Participação dos Municípios]. Expusemos ainda a necessidade de termos a agilidade na chegada de recursos naquelas famílias mais vulneráveis, que estão precisando do nosso apoio neste momento”, informou Firmino Filho.

O prefeito disse que o ministro Paulo Guedes demonstrou abertura em relação às pautas dos gestores da Frente Nacional de Prefeitos.

Teste rápido

Firmino Filho revelou que a Prefeitura de Teresina está avaliando uma medida inovadora no combate ao Covid-19: a realização de testes por amostragem na capital.

A ideia considera que a Prefeitura ainda não tem informações precisas sobre o percentual da população que está infectado com o coronavírus em Teresina. Isso exatamente em função da baixa quantidade de testes realizados.

Dessa forma, o plano da Prefeitura é testar cerca de 900 pessoas assim que o Ministério da Saúde encaminhar o material. “Pretendemos realizar 300 testes por dia. Nossa proposta é detectar os focos, fazer o isolamento e o monitoramento”, explicou o prefeito.

Para ele, essa verificação é necessária para adotar medidas de controle e prevenção. “Como a Covid-19 pode ter sintomas semelhantes aos de várias outras doenças, é muito importante que a gente tenha uma noção da nossa realidade”, ressalta.

Em várias regiões da Ásia, as medidas foram mais bem-sucedidas no controle da doença, com testagem em massa de pacientes e contatos, isolando seletivamente e bloqueando cadeias de transmissão.

As autoridades procuram, de todas as formas, medidas rápidas e eficazes no controle e combate da pandemia.

Estas ações precisam ser reforçadas, entretanto, pela colaboração de cada um, individualmente, tomando os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde.

É o que se pode fazer, neste momento crítico.

Fonte. Cidadeverde.com

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *