Piauí é segundo no ranking do isolamento social no Nordeste e sexto no Brasil

Piauí é segundo no ranking do isolamento social no Nordeste e sexto no Brasil

/

O Piauí encontra-se em segundo lugar no ranking de isolamento social no Nordeste e em sexto lugar no Brasil, de acordo com dados divulgado pela startup In Loco, que identifica a localização de aglomerados. Apresentando a média de 60,5% de isolamento nesse sábado (04), o estado se destaca nas medidas de controle contra a Covid-19.

A startup In Loco fez um mapa brasileiro da Covid-19, criando o Índice de Isolamento Social para auxiliar no combate à pandemia. O mapa mostra o percentual, por estado, da população que está respeitando a recomendação de isolamento, utilizando de geolocalização via satélite. Com ele, as autoridades podem direcionar recursos de saúde, segurança e comunicação.

 

Mapa do isolamento para Covid-19

O estado ficou atrás apenas do Ceará, que mostra uma média de 61,7%. No Brasil, o Piauí está na sexta posição, atrás do Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará. A empresa também consegue detectar os percentuais das cidades de cada estado e bairros.

O Piauí possui 3,195 milhões de habitantes, isso significa dizer que quase 2 milhões de pessoas estão seguindo as orientações de isolamento social e estão em casa.

Os resultados positivos acerca do isolamento social no Piauí devem-se às ações integradas adotadas pelo Governo do Estado, por meio do Comitê de Operações Emergenciais (COE), coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que, desde o mês de fevereiro já começou a fazer o controle do fluxo de pessoas em todo o estado.

A Polícia Militar está à frente do trabalho de controle do fluxo de pessoas nas ruas e barreiras sanitárias nas divisas, trabalhando em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como a Diretoria de Vigilância Sanitária e o Exército Brasileiro, também importantes no combate à Covid-19.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, os números são resultados do trabalho integrado com todos os órgãos e com a população. “Certamente, tudo isso deve muito à forma integrada que estão trabalhando as autoridades do estado. A Polícia Militar à frente, encabeçando tudo isso, mas também à conscientização do povo piauiense, que tem sido realmente parceiro, ordeiro, por isso não nos cansamos de sempre pedir para ficar em casa, porque, de acordo todas as estatísticas, a melhor maneira de prevenir, de fato, é ficar lá em casa. A PM, por sua vez, continuará firme nas ruas, mantendo a ordem, assegurando as condições de segurança que o estado merece”, afirma o comandante.

Fonte: Sesapi 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *