Lacen passa a funcionar 24h para aumentar capacidade de diagnóstico da Covid-19 no Piauí

Lacen passa a funcionar 24h para aumentar capacidade de diagnóstico da Covid-19 no Piauí

Laborio Central fará atendimento 24 hs / arquivo

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) começa a funcionar, a partir desta segunda-feira (6), em turnos interruptos. De acordo com o secretário de saúde, Florentino Neto, o objetivo é a aumentar a capacidade de diagnóstico da Covid-19 no estado, que já registrou 24 casos de coronavírus e quatro óbitos.

“O Lacen passa a funcionar, a partir de hoje, 24 horas em turnos interruptos. Nós sabemos que o Ministério da Saúde vinha enviando uma quantidade de exames que era insuficiente para a nossa quantidade de amostras, mas com a quantidade que recebemos agora, já nos permite com um grande esforço da equipe do Lacen, ampliar o horário de funcionamento e dar uma resposta mais rápido para a população”, declarou.

Segundo o secretário, o Piauí recebeu nesta segunda-feira mais 1.200 testes do Ministério da Saúde. Além disso, o governo do estado cobrou outras 12 mil amostras.

Na semanada passada, o governo adquiriu da China mais de 17 mil kits para exames rápidos. Eles foram direcionados para os profissionais de saúde e segurança, que estão trabalhando na linha de frente ao combate ao coronavírus.

Governo espera pico da pandemia

No sábado (4), o governador Wellington Dias (PT) revelou que o aguarda um pico da pandemia do coronavírus nos próximos 30 dias e pediu que a população deixe de viajar na Semana Santa.

Segundo o governador, o Comitê do Nordeste aponta que o Piauí terá um número elevado de casos, assim como registrados no estado de São Paulo, a partir da primeira semana de abril até o início de maio.

Fonte: G1

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *