André Mendonça agradece Bolsonaro e diz que fará 'trabalho técnico' no Ministério da Justiça

André Mendonça agradece Bolsonaro e diz que fará 'trabalho técnico' no Ministério da Justiça

Novo Ministro da Justiça / arquivo

Nomeação do novo ministro saiu nesta terça no 'Diário Oficial'. Ele era advogado-geral da União e vai ocupar vaga aberta após a demissão do ex-ministro Sergio Moro.

O nome de Mendonça foi publicado no "Diário Oficial da União" desta segunda. Ele era, até então, advogado-geral da União.

"Agradeço ao pr @jairbolsonaro por confiar a mim a missão de conduzir as políticas públicas de Justiça e Segurança do nosso país. Meu compromisso é continuar desenvolvendo o trabalho técnico que tem pautado minha vida", disse o novo ministro.

A vaga no Ministério da Justiça ficou aberta com a saída do ex-ministro Sergio Moro. Moro decidiu deixar o governo depois de Bolsonaro exonerar o então diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. O ex-ministro alegou que o presidente tenta interferir politicamente na PF – o que Bolsonaro nega.

Perfil

 

Mendonça tem pós-graduação em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília.

Ele é doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Mendonça também já ganhou o Prêmio Innovare, que premia boas práticas do poder Judiciário.

O novo ministro, que como titular da AGU participou das sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) e manifestou as posições da União em processos na Corte, tem interlocução com ministros do tribunal. Ele tinha sido escolhido para o cargo na AGU ainda na transição para o governo de Bolsonaro, logo após a eleição, em novembro de 2018.

 

 

 

--:--/--:--

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *