Sesapi projeta pico da covid-19 para 16 de maio e alerta sobre uso de máscaras

Sesapi projeta pico da covid-19 para 16 de maio e alerta sobre uso de máscaras

Pico poderá ser até dia 16 de Maio / arquivo

O pico da contaminação por coronavírus no Piauí deve acontecer entre os dias 16 e 18 de maio. A projeção foi feita por epidemiologistas e anunciada nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Saúde do Estado. Segundo o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, nos últimos dias o estado já vivencia um aumento de casos considerável.

“Nesse momento o estado do Piauí começa a entrar na projeção de maiores casos. Temos projeções feitas por equipes de epidemiologistas onde mostram que, por volta do dia 16, 17 e 18 de maio, a gente inicie o nosso pico”, disse em vídeo gravado pela Sesapi e divulgado à imprensa.

“Podemos observar que nas últimas semanas tivemos aumentos consideráveis. Muito é por conta da utilização dos testes rápidos. Nossos municípios já receberam estes testes e estão testando principalmente o público alvo, que são profissionais de saúde, segurança e os contactantes desses profissionais”, acrescentou.

O superintendente chamou atenção para a necessidade de reforçar as medidas de prevenção. Na semana passada, o governador Wellington Dias baixou decreto obrigando o uso de máscaras pela população quando estiver na rua.

“É extremamente importante que cada vez mais tenhamos medidas de prevenção. Fora a questão da limpeza das mãos, também temos o uso da máscara que é muito importante para evitar a contaminação em massa da população”, alerta o superintendente.

Retorno das atividades

O governo está elaborando critérios para incluir no plano de retomada das atividades, levando em consideração justamente o pico da doença no estado e a demanda de leitos. Segundo o Cidadeverde.com apurou, o governo está usando um cálculo matemático epidemiológico com base em dados da OMS e já adotado por outros países e estados, e que leva em conta também os casos confirmados, número de leitos e altas médicas.

Wellington Dias está conversando com setores empresariais, sindicalistas, equipe médica, Vigilância Sanitária e Segurança Pública. O governador aguarda ainda para quinta-feira, o resultado da pesquisa por amostragem com 5.000 pessoas que está sendo feita em 15 municípios. Os dados também serão levados em conta.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *