Junho será um termômetro para governo iniciar retomada gradual das atividades

Junho será um termômetro para governo iniciar retomada gradual das atividades

Governador WD / Divulgação

A previsão do governo do estado é que no final deste mês e início de junho haverá estabilidade nos casos de transmissão do novo coroanvírus no Piauí. Diante dessa possibilidade, o governador Wellington Dias (PT) trabalha o mês de junho como termômetro para a retomada gradual das atividades econômicas no estado. O governo não detalha como será o plano, teme que a discussão pode levar a um relaxamento maior do isolamento social.

Nesta terça-feira (19), o governador em live com o economista Raul Velosso sinalizou para o debate e disse: “Estamos na penúltima semana desse período de forte crescimento dos casos e da transmissibilidade, com a expectativa de, no final de maio e começo de junho se ter uma estabilidade, então precisamos pensar em um plano de retomada da economia do estado, gerando emprego e renda”, disse.

Nesta quarta, o governador se reunirá com o COE (Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19) e a pauta é sobre o decreto de isolamento social que vence na quinta-feira (21). O governador quer uma posição do comitê para anunciar a prorrogação ou não da quarentena no estado.

Há fortes indícios de que o governo irá prorrogar o isolamento social no estado. Três fatores são levados em conta: o índice de isolamento está acima de 50%, a taxa de transmissão da doença continua alta e o estado ainda não tem leitos suficientes de UTIs. Há falta de respiradores e de profissionais de saúde.

O novo decreto do governo, que pode prorrogar o isolamento, há chances de autorizar abertura de novos estabelecimentos. O governador pediu que o COE avalie essa possibilidade e se há riscos. Wellington Dias pede também que se autorizar a reabertura gradual de determinados setores que o comitê especifique os critérios, horários e como irá funcionar para evitar novos contágios.

“Lockdown” parcial no final de semana

Com a prorrogação do isolamento, o estado avalia também a possibilidade de adotar “lockdown” parcial no final de semana. A experiência do último domingo, que funcionou apenas as farmácias, teve bons resultados, como avaliou o governo, com adesão dos piauienses e índice de isolamento chegando a 55%.

Fonte: Cidadeverde.com

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *