Presidente do Conselho Estadual de Educação faz palestra para acadêmicos

Presidente do Conselho Estadual de Educação faz palestra para acadêmicos

/

“Ensino Médio pós-BNCC: tem vaga para a Literatura Piauiense? ” Este foi o tema da conferência feita pelo presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professor-doutor Francisco Soares Filho, na sessão virtual de sábado passado (27) da Academia Piauiense de Letras.

O presidente do CEE foi convidado para falar aos acadêmicos sobre o novo currículo de referência do Ensino Médio e a implantação do ensino de Literatura Piauiense nas escolas públicas e particulares do Piauí.

presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professor-doutor Francisco Soares Filho

presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professor-doutor Francisco Soares Filho

A proposta foi apresentada formalmente pela Academia, que solicitou ao Conselho o cumprimento da Constituição Estadual (Artigo 226, parágrafo primeiro) e da Lei Merlong Solano, de 2014.

Os dois dispositivos preveem a implantação do ensino de Literatura Piauiense nas escolas das redes oficial e particular.

Acadêmicos da APL-PI

Acadêmicos da APL-PI

O presidente do CEE afirmou que o atendimento da proposta da APL é viável. Ele enfatizou que, além dos dispositivos previstos em leis estaduais, inclusive na Constituição do Piauí, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre espaço para o ensino de Literatura Piauiense.

O novo currículo do Ensino Médio, em elaboração, deve conter 60% dos conteúdos especificados pela BNCC. Os outros 40% são a parte diversificada. Esta deve ser composta pelos ensinos de Geografia, História, Outros aspectos da cultura local e Literatura.

A sessão virtual de sábado foi conduzida pelo presidente da APL, Zózimo Tavares, e secretariada pelo acadêmico Fonseca Neto, 1º secretário.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *