Sete em cada dez pessoas foram ao médico no Piauí e 42% vão ao dentista, diz IBGE

Sete em cada dez pessoas foram ao médico no Piauí e 42% vão ao dentista, diz IBGE

Foto: Arquivo CV /

Apenas 42% da população piauiense foi ao dentista nos 12 meses que antecederam período analisado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada nesta sexta-feira (04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os questionários foram aplicados entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.O percentual é inferior ao registrado no país no mesmo período, que foi de 49,4%.

O Piauí teve a sexta menor proporção de idas ao dentista, atrás apenas do Ceará (41,9%), Rondônia (40,8%), Amapá (39,1%), Pará (35,5%) e Maranhão (34,6%). A população de Santa Catarina foi a que mais fez consultas odontológicas no período (59,6%). 

Em Teresina, o percentual de idas ao dentista foi de 46,2%.

 A proporção de pessoas que consultaram um dentista foi maior para as mulheres (45,7%) do que para os homens (38%). As pessoas de cor branca também foram ao dentista em maior proporção (44,8%) do que aquelas de cor preta (40,3%) ou parda (41,3%). O percentual foi maior nos grupos de idade de 18 a 29 anos (52,4%) e foi menor entre aqueles com 60 anos ou mais de idade (21,7%).
  
O levantamento também mostra que a proporção de consultas odontológicas aumenta quanto maior o nível de instrução. Apenas 33,9% da população piauiense sem instrução ou ensino fundamental incompleto foi ao dentista, proporção que vai a 47,1% entre aqueles com ensino fundamental completo ou médio incompleto. A proporção chega a 54,1% entre as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto e alcança 66% da população com ensino superior completo.

 
Sete em cada dez pessoas foram ao médico no Piauí

A Pesquisa Nacional de Saúde também mostra que cerca de 71,8% dos habitantes do Piauí tiveram consultas médicas no período investigado pela pesquisa. A proporção foi inferior à média do Brasil, de 76,2%. Em Teresina, aproximadamente 77,8% dos habitantes foram ao médico.

Em todos esses lugares, a proporção de mulheres que procurou atendimento médico foi superior à dos homens. No Piauí, o percentual foi de 64% para homens e 79,2% para mulheres; no Brasil, foi de 69,4% para homens e 82,3% para mulheres; e, em Teresina, foi de 71,5% para homens e 83,2% para mulheres.

Das pessoas que procuraram consulta médica especificamente nas duas últimas semanas anteriores à entrevista da pesquisa, no Piauí, cerca de 76,9% conseguiram o atendimento na primeira tentativa. O percentual do estado foi superior à média do país (73,6%) e ao percentual de Teresina (62%).

Ao todo, cerca de 89,2% da população piauiense que buscou atendimento nas duas semanas anteriores à pesquisa conseguiu a consulta, independentemente da quantidade de tentativas. No Brasil, foram 86,1%  e 82,7% em Teresina.

Maioria das internações do Piauí são em hospitais do SUS

Cerca de 81,9% das pessoas que foram internadas por 24 horas ou mais no Piauí ficaram em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério da Saúde e em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A coleta das informações foi realizada entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.

 Apenas o Maranhão (89,2%), Roraima (84,8%) e Acre (83,5%) têm proporções superiores em relação às internações em hospitais do SUS. O percentual do Piauí (81,9%) é maior do que a média brasileira, que é de 64,6%. Em Teresina, a proporção foi de 60,4%, acima da média das capitais, que é de 47,3%.

No Piauí, a proporção de internações pelo SUS é maior entre as pessoas com rendimentos domiciliares per capita mais baixos: 96,5% daqueles que ganham até um quarto de salário mínimo e 96,8% dos que têm rendimento entre um quarto de salário mínimo e meio salário mínimo e precisaram de internação. Entre os domicílios com rendimento domiciliares per capita mais de cinco salários mínimos, não houve internações pelo SUS no período investigado pela pesquisa, apenas em estabelecimentos privados.

Fonte: Cidade Verde

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *