Bom Jesus, Teresina e Oeiras lideram ranking do Ideb no Piauí; confira os 10 primeiros

Bom Jesus, Teresina e Oeiras lideram ranking do Ideb no Piauí; confira os 10 primeiros

Foto: Ascom/ Prefeitura de Bom Jesus /

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (15) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. De acordo com o levantamento, o Piauí registrou crescimento em todas as etapas de ensino avaliadas em 2019.

Entre os 224 municípios piauienses, Bom Jesus foi o que registrou a maior colocação entre as redes municipais nas séries iniciais, com a nota 7,5. O município, localizado a 600 Km distante da capital, registrou um crescimento de mais de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, quando ficou com a nota de 6,3. 

O resultado foi comemorado pela gestão municipal de Bom Jesus, que destacou o empenho de professores, alunos e familiares. 

“Não há legado maior e mais importante que termos egressos da rede municipal de ensino bem alfabetizados, com uma base educacional sólida, que permitirá a eles construírem um futuro melhor para suas famílias”, afirmou o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas (PSDB). 

A segunda colocação entre os municípios piauienses no Ideb entre os anos iniciais do ensino fundamental é o ocupada por Teresina que alcançou 7,4, a maior nota entre as 27 capitais brasileiras. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina 

A terceira posição é ocupada por Oeiras, que também alcançou a nota 7,4 no Ideb no que diz respeito aos anos iniciais do ensino fundamental. 

Entre os municípios piauienses, a  menor nota do Ideb nos anos iniciais do ensino fuindamental é do município de Alvorada do Gurguéia, que alcançou apenas 3,2 no levantamento divulgado hoje.

Confira os 10 primeiros colocados no Ideb anos iniciais do Ensino Fundamental:

1-Bom Jesus – 7,5
2-Teresina -7,4
3-Oeiras- 7,4
4-Domingos mourão - 7,3
5-São João da Canabrava - 7,1
6-Buriti dos montes - 6,8 
7-Castelo do Piauí- 6,7
8-Simões- 6,7
9-Lagoinha do Piauí- 6,6
10- Piracuruca- 6,5

 

Veja aqui o resultado completo do Ideb 2019

Anos finais do Ensino Fundamental 

No que diz respeito às notas do Ideb referentes aos anos finais do Ensino Fundamental, o ranking no Piauí liderado pelo município de Buriti dos Montes, que alcançou a nota 6,5, a maior entre os 224 municípios piauienses na modalidade.

A segunda colocação ficou com o município de Cocal dos Alves, que alcançou a nota 6,4. O município se tornou nacionalmente conhecido pelo desempenho de seus estudantes em olimpíadas de matemática.  

Teresina e Oeiras dividem a terceira colocação, com a nota 6,3 no Ideb entre os anos finais do Ensino Fundamental. 

A menor nota entre os municípios piauienses nessa modalidade ficou com Itaueira, que alcançou apenas 2,8 no Ideb referente aos anos finais do Ensino Fundamental. 

Confira os 10 primeiros colocados no Ideb anos finais do Ensino Fundamental:

 

1-Buriti dos montes 6,5

2-Cocal dos Alves 6,4

3- Oeiras 6,3

4-Teresina 6,3

5-Bom Jesus 6,2

6-Domingos mourão 5,9

7-Beneditinos 5,8

8-São João da Canabrava 5,8

9-Castelo do Piauí  5,7

10-Landri Sales 5,6

 

Secretaria comemora

Os resultados do Ideb 2019 na educação estadual e nos municípios foram comemorados pelo Secretário de Educação, Ellen Gera. O gestor destacou que o Piauí apresenta avanços e conseguiu bater metas. 

“A principal característica da trajetória do Piauí no Ideb é o crescimento constante desde que avaliação foi criada até agora. Batemos a meta nos anos iniciais do Ensino Fundamental e crescemos significativamente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. No Ensino Médio, a nota 3.7 nos coloca como o terceiro melhor Ideb entre os estados do Nordeste. Quem faz educação sabe que não é fácil ter um crescimento de 0.4 entre um ciclo de dois anos de medição”, comemora Ellen Gera.

Fonte: Cidade Verde

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *