Picos registra redução nos casos da Covid-19 pela primeira vez

Picos registra redução nos casos da Covid-19 pela primeira vez

Foto: Conheça o Piauí /

A Secretaria Municipal de Saúde, no mês de setembro, registrou pela primeira vez a redução de novos casos da Covid-19 na cidade de Picos. As próximas semanas serão imprescindíveis para verificar se a tendência permanecerá. Para facilitar a visualização da tendência, foi utilizada a média móvel, que é um cálculo de média simples dentro de um determinado período para suavizar oscilações.

Ao analisar a curva de casos novos desde o início da pandemia, foi observado que o primeiro registro positivo no município foi em 16 de abril de 2020 (01 caso notificado), com a média móvel de 0,07 para 14 dias. No final de abril foram registrados 10 novos casos, especificamente no dia 29 de abril. No mês de maio, no dia 22, 17 novas notificações positivas da doença foram constatadas, com média móvel de 7,14. Em junho, no dia 20, foram registrados 52 casos novos com média móvel de 11,71.

No dia 1° de julho foram registrados 93 casos novos, com média móvel de 27. Esse período já apontava para o início do pico da pandemia no município. No dia 18 do mesmo mês  foram notificados 144 casos novos com média móvel de 31. Essa foi a maior quantidade de casos registrados até hoje. Todo o mês de julho se manteve uma média em torno de 40 a 50 diários.

No mês de agosto, as duas primeiras semanas se mantiveram estáveis, mas elevados registros de novos casos. Porém nesse período a média móvel estava variável entre 40 a 45. Já nas duas últimas semanas do mesmo mês houve uma redução de casos, projetando uma curva descendente. O maior registro das duas primeiras semanas foi de 74 casos e nas duas últimas semanas foram de 49 casos novos.

Em setembro, o maior registro foi no dia 05, com 47 novos casos. A média móvel foi de 24,93. A partir desse período notam-se os menores registros desde o início do pico da pandemia no município, com oscilações da média móvel entre 18 a 24 casos, favorecendo uma tendência de redução às notificações positivas. Já em relação aos óbitos, tivemos as maiores taxas de mortalidade a partir do mês de julho, com registros médios semanais de 0,5 a 1,07 novos casos de óbitos, e registros diários de três óbitos.

Segundo a SMS, os aumentos de casos novos de Covid-19 e, consequentemente os óbitos em julho, se relacionam ao período da falta de adesão por parte da população picoense ao isolamento social e reabertura das atividades econômicas. A Secretaria acrescenta ainda que a redução de casos se deve às ações de conscientização, motorização e fiscalização de portadores da Covid-19 e empresas que tiveram autorização para retomar suas atividades.

Sobre os casos recuperados e acompanhamentos, até ontem, 15 de setembro, Picos registrou 2.891 recuperados da Covid-19 e 111 pessoas que estão em acompanhamento. Desse numero, 10 pacientes estão internados no Hospital Regional Justino Luz, sendo quatro internados na  UTI. Em relação aos óbitos, foram registrados 62 óbitos em decorrência da Covid-19, com a taxa de mortalidade de 79 óbitos por mil habitantes.

Embora, esteja seguindo para uma estabilização e redução de casos da Covid-19, a Secretaria de Saúde acredita que é muito cedo afirmar que o Coronavírus esteja sob controle. Com a retomada de novas atividades econômicas, como bares, restaurantes e pequenos eventos são necessários redobrar os cuidados de higiene das mãos, distanciamento social, isolamento domiciliar para os portadores sintomáticos e contatos próximos de um caso positivo, além do uso de máscaras. Assim, empresas que tiveram autorização para retomar suas atividades, devem seguir os protocolos sanitários estipulados pelas agências regulamentadoras com a finalidade de controlar a pandemia da Covid-19.

Fonte: Ccom Picos

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *