Geminiano melhora desempenho, mas fica abaixo da meta do Ideb em todos os níveis de educação

Geminiano melhora desempenho, mas fica abaixo da meta do Ideb em todos os níveis de educação

Foto: Reprodução /

O município de Geminiano não conseguiu atingir a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado na última terça-feira (15). A meta projetada para as séries iniciais do Ensino Fundamental, 4° série/5° ano era de 4.9, mas o município chegou a 4.8. Já a meta proposta para a 8° série/9° ano era 5.2, o Ideb observado para os anos finais do Ensino Fundamental foi 4.2.

A única vez que o município de Geminiano conseguiu ultrapassar a meta projetada pelo Ideb nas séries iniciais do Ensino Fundamental foi no ano de 2009, onde a meta era 3.3, o município conseguiu ultrapassar com 3.4, com um aumento de um décimo. Já nas séries finais foi em 2011, quando a meta era 3.9, o município conseguiu ultrapassar novamente com o crescimento de um décimo, ficando com 4.0.

Com a meta observada pelo Ideb, o município de Geminiano está distante de ficar entre os 10 primeiros melhores índices do estado nas séries iniciais, sendo que o primeiro lugar está o município de Bom Jesus com 7,5. Já nas séries finais do Ensino Fundamental está a cidade de Buriti dos Montes com 6,5.

Nossa equipe de reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação do município para falar sobre o assunto. De acordo com o Coordenador Geral da SEME, Railton Pinheiro, o índice da educação conseguiu crescer consideravelmente, porém a equipe vem trabalhando para alcançar ou ultrapassar a meta em 2021.

“O município vem crescendo no Ideb a cada edição feita. Esse último faltou pouco para atingirmos a meta, mas o pouco ainda não é lá. Nas gestões anteriores tínhamos índices considerados muito baixos, com relação à maioria dos municípios, nesse último conseguimos crescer consideravelmente, mas queremos passar ou alcançar a meta em 2021”, ressaltou Railton Pinheiro.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Erica Carvalho, ela considera um avanço na qualidade do ensino do município. “Faltou pouco para atingirmos a meta nacional, mas obtivemos crescimento significativo nos anos iniciais e finais, mostrando que a educação de Geminiano está no caminho certo, e que isso só acontece pelo trabalho em equipe que estamos desenvolvendo, e que possamos continuar com essa preocupação em sempre se doar e dar o melhor. Gratidão a toda a equipe da SEME de Geminiano pelo compromisso, amor e dedicação em tudo que se propõe a fazer”, frisou Erica Carvalho.

Veja aqui o resultado completo do Ideb 2019

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *