Picos: Campanha de vacinação contra a raiva começa neste sábado (17)

Picos: Campanha de vacinação contra a raiva começa neste sábado (17)

Coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins / Foto: Ascom PMP

Neste sábado (17), terá início a Campanha Nacional de vacinação Antirrábica de cães e gatos no município de Picos. O Centro de Zoonoses da cidade informou que este ano será realizado em três etapas, começando pela zona urbana. O objetivo da campanha é imunizar os animais contra a raiva, que também pode ser transmitido para o homem através da mordida, arranhão e lambida de animais. A campanha de vacinação segue até o dia 31 de outubro.

Em entrevista por telefone com o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, ele explicou a importância de vacinar os animais contra o vírus da raiva. “A vacina é muito importante, tanto para o animal, como para o proprietário, pois estão imunes ao vírus da raiva. A vacinação antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis”, frisou Agenor.

Agenor Martins ressaltou que, apenas animais recém-nascidos não podem receber a dose da vacina. “A partir de três meses de idade, os animais já podem ser vacinados. Porventura, se o animal já tiver sido vacinado em alguma clínica no início do ano ou dias antes, não tem problema nenhum receber outra dose”, disse.

Ele não recomenda de modo algum a vacina em animais com suspeita de gestação. “Nós não recomendamos a dose da vacina em animais perto do parto. Não que a vacina vá causar algum problema, mas sim o manuseio do animal pode ocasionar algum problema de aborto”, afirmou o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins.

As três etapas da vacinação estão marcadas para os dias 17, 24 e 31 de outubro. Confira o cronograma de cada etapa:

 

Fotos: Reprodução 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *