Hospital Regional Justino Luz ganha iluminação especial na campanha Outubro Rosa

Hospital Regional Justino Luz ganha iluminação especial na campanha Outubro Rosa

Foto: Ascom /

Em comemoração ao Outubro Rosa, o Hospital Regional Justino Luz (HRJL) teve sua fachada iluminada como forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

De acordo com a coordenadora de Humanização, a Assistente Social Keyla Lavor, o hospital sempre realiza ações nos meses comemorativos e dessa vez será com uma estrutura diferenciada, com um lindo projeto de iluminação cor de rosa, adquirido pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), que administra o Justino Luz. 

"Sabemos da importância da campanha na conscientização desse tipo de câncer, considerado o mais comum entre as mulheres. Daí, nosso apoio e incentivo à iniciativa do HRJL em reforçar esse alerta através de uma ação de iluminação no principal hospital da região de Picos. Isso, não só chama atenção das mulheres, mas também da família, esposos e esposas, amigos, namorados, filhos, enfim, da sociedade como um todo", destacou o presidente da Fundação, o médico Pablo Santos.

Outras ações também serão desenvolvidas dentro do hospital com os colaboradores e pacientes. A equipe de manutenção foi a responsável pelo projeto de iluminação.  “A FEPISERH fez a aquisição de 10 refletores de led, com controle remoto. Isso significa que a equipe não vai precisar fazer a troca das lâmpadas, pois com o comando no controle será possível fazer a modificação das cores das lâmpadas. Como mensalmente temos datas comemorativas e meses referentes, elas serão atualizadas de acordo com a cor de cada mês”, explicou o Coordenador de manutenção, Edivaldo Passos.      

SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em boa parte dos casos, ele pode ser detectado em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura. O diretor técnico do HRJL, o neurologista Tércio Luz, ressalta a importância da campanha e diz que a iluminação do hospital é um reforço e serve para chamar a atenção para a causa e, principalmente, para a importância do autoexame das mamas, além da orientação médica para uma prevenção.
“O câncer de mama, se diagnosticado na fase inicial, tem chances de cura. Por isso é importante a mulher se tocar e fazer o autoexame. Ao perceber alguma alteração, ela deve buscar ajuda médica", diz Tércio Luz, ressaltando a importância do exame de mamografia, que também deve ser feito. 

O diretor também elogiou a iniciativa. "Muito bom trabalhar com equipes empenhadas e que valorizam ações de impacto, de modo a chamar a atenção da sociedade para a causa do câncer de mama. A iluminação do Hospital é uma ação positiva”, declarou.


ASCOM- Hospital Regional Justino Luz.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *