Candidatos a prefeito de Picos se posicionam sobre Decreto Municipal que proíbe atos de campanha com aglomerações

Candidatos a prefeito de Picos se posicionam sobre Decreto Municipal que proíbe atos de campanha com aglomerações

Foto: Reprodução /

A Prefeitura Municipal de Picos lançou no dia 23 de outubro um Decreto Municipal que proíbe atos de campanha com aglomerações, tendo validade do dia 25/10 à 08/11. O decreto visa conter a disseminação da Covid-19 dentro da cidade, sendo que de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, após os atos de campanha, os casos de infectados dobraram de uma semana para outra.

O não cumprimento do Decreto Municipal acarretaria na aplicação de multas no valor de 10 a 50 mil reais, dependendo do grau de aglomeração por evento político. Até o momento a coligação “Pra Fazer Diferente” encabeçada pelo candidato Araujinho (PT) foi a única a não cumprir o decreto e receber multas pelos atos de descumprimento e incitação a aglomeração.

Coligações

PT, MDB, Pode, Patriota, Cidadania, PC do B e PL

A coligação “Pra fazer diferente” que tem como candidato a prefeito o Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT), é a única coligação que vem descumprido o decreto municipal 135/2020. A Vigilância Sanitária do município informou que multará o candidato em R$ 200 mil, referente a quatro multas de R$ 50 mil.

Entramos em contato com a assessoria de campanha do candidato Araujinho para saber o seu ponto de vista em relação ao decreto, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno.

PSL e PSD

Já a coligação “Picos: Nosso compromisso é com o povo” composta pelo candidato Coronel Viana (PSL) afirma está cumprindo todos os protocolos de segurança exigido pelo decreto, principalmente o uso de máscaras, distanciamento social e o uso de álcool gel. Ele aproveitou para criticar os candidatos que não estão respeitando os protocolos sanitários.

“É com base na transparência e respeito às normas e leis que as decisões têm sido tomadas pela nossa coordenação de campanha, com respeito à população picoense. Todavia, sabemos que alguns candidatos não respeitam a população. Se acham donos da cidade. É um verdadeiro deboche pela vida dos outros. Cabe agora a Justiça puni-los, e ao eleitor, cabe alertar que esta é uma ótima oportunidade para a avaliação do compromisso do candidato com a saúde pública", afirmou o Cel. Viana.

 PP, PTB, DEM, PSDB e Republicanos

A coligação “Unidos Pelo Trabalho e Pela Fé” comandada pelo candidato a prefeito Gil Paraibano (PP), tem realizado atos de campanha como visitas pontuais nas comunidades e bairros sem provocar aglomerações, segundo o próprio candidato afirma. Gil Paraibano destaca que normas e decretos são para serem cumpridos.

“A saúde do povo deve vir em primeiro lugar, temos que cuidar da nossa gente. Nossa campanha está muito boa e organizada, cumpriremos o Decreto Municipal até o dia 08 de novembro, assim estamos desde já dando nossa contribuição para conter essa doença que já tirou várias vidas”, destacou o candidato.

PDT

O candidato a prefeito de Picos, Gláuber Silva (PDT), ressaltou que mesmo antes do decreto municipal, o seu partido já seguia todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, pois a pandemia ainda não acabou.

“Nossa chapa está cumprindo integralmente o decreto do prefeito, que limitou os atos de campanhas aqui em Picos, sem discutir o mérito, nós decidimos por maioria que iríamos seguir o decreto, pois norma jurídica não se discute, mas se cumpre. Sempre respeitando o povo picoense”, disse Gláuber.

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *