Servidores Municipais de Picos debatem ações sobre salários atrasados deixados pelo ex-prefeito Walmir Lima

Servidores Municipais de Picos debatem ações sobre salários atrasados deixados pelo ex-prefeito Walmir Lima

Foto: Ascom /

Na tarde dessa terça-feira, dia 12 de janeiro, a Diretoria Executiva do SINDSERM reuniu os Servidores Públicos Municipais afetados pela falta de pagamentos dos salários referente ao mês de dezembro de 2020, que não foi pago pela anterior gestão do ex-prefeito, Walmir Lima, que se encerrou no último dia 31 de dezembro de 2020.

O encontro, que ocorreu com total responsabilidade às normas de segurança de proteção do novo coronavírus, teve como objetivo atualizar as categorias sobre a situação em que se encontram as tratativas do Sindicato com a atual gestão sobre a matéria, ouvir as demandas dos servidores, e, por fim, deliberar quais serão as medidas adotadas em conjunto - SINDSERM e servidores - em caso de não haver o pagamento dos salários dos trabalhadores, eis que já nos aproximamos da primeira quinzena de janeiro de 2021.

Na oportunidade, os servidores foram informados a respeito de detalhes das reuniões com a atual Gestão Municipal para que seja realizado os pagamentos dos salários atrasados. Foi informado também que a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria Municipal de Educação solicitaram um prazo de até quinta-feira, dia 14 de janeiro, para que apresentem uma definição a respeito de quando serão realizados os pagamentos, visto que, com a troca de gestores, época de pandemia e atendimento reduzido nos bancos, os procedimentos burocráticos que viabilizam o acesso dos atuais Secretários Municipais as contas bancárias não foi concluído.

Foi repassado ainda às categorias que o SINDSERM, em diligentes consultas aos portais públicos oficiais (Tesouro Nacional e Fundo a Fundo) constatou que já existem repasses suficientes de recursos destinados as contas do Governo Municipal que permitem efetuar o pagamento dos salários atrasados.

Após isso, as categorias decidiram que, apesar de todos os transtornos gerados pela falta de planejamento da gestão anterior, irão aguardar até a quinta-feira (14 de janeiro), pois compreendem que após a finalização da transição de gestores perante as instituições financeiras, a situação poderá ser solucionada. Contudo, os presentes decidiram que, em caso de indefinição para realizar os pagamentos salariais, se reunir-se-ão novamente com o SINDSERM para intensificar a mobilização com o propósito de reivindicar soluções para a efetivação dos pagamentos e, portanto, ficou decidido ainda o indicativo de paralisação das atividades. 

A Vice-Presidente, Edna Moura explicou que: "o atraso salarial atinge assistentes administrativos, auxiliares, eletricistas, pintores, merendeiras, vigias, zeladores e etc. Em resumo, são trabalhadores que recebem os menores salários da Administração Municipal. E a situação é gravíssima, pois essas pessoas sentem-se angustiados por não possuírem dinheiro para honrarem com seus compromissos mais urgentes, como fazerem compras de medicamentos na farmácia ou alimentos de supermercado e de pagar suas contas”.

Por fim, foram esclarecidas as dúvidas mais frequentes sobre carga horária, condições de trabalho, férias, licenças e demais direitos previstos na Lei do Plano de Carreiras e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais de Picos.

 

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *