Piauí quer vacinar 187 mil piauienses contra a Covid; governo inicia entrega de seringas

Piauí quer vacinar 187 mil piauienses contra a Covid; governo inicia entrega de seringas

Foto: Ascom/Sesapi /

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou na tarde desta quarta-feira (13) que iniciará a distribuição de mais de 200 mil seringas e agulhas, que serão utilizadas na primeira fase da vacinação contra o novo coronavírus. Na primeira fase de imunização contra o vírus espera-se vacinar 187.085 piauienses que estão nos grupos de trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 80 anos e população entre 75 e 79 anos. 

A entrega do material será feita de acordo com as etapas de vacinação. “Até sábado (16) vamos entregar as seringas e agulhas, da primeira etapa, nas dezesseis centrais de frios espalhadas pelo Piauí. Nosso intuito é deixar toda rede pronta para a chegada da vacina”, afirma o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães. 

As seringas e agulhadas serão entregues em todos os territórios de saúde e ficará a cargo das Regionais de Saúde a entrega aos municípios. “Assim que chegar na rede de frios cada cidade pegará seu lote de acordo com o seu público alvo, algo que já acontece com outras campanhas de vacinação. Todos os nossos municípios já estarão com seus insumos garantidos para que no momento em que a vacina chegar ao nosso estado, façamos apenas a entrega delas, para que assim possamos fazer de forma célere a imunização de cada cidadão do público alvo”, lembra o superintendente. 

 

Vacinação 

“Estamos diariamente em contato com o Ministério da Saúde e atualizando nosso plano de vacinação, para que a  medida que as vacinas sejam liberadas, em nosso país, possamos atender as demandas da população”, destaca o superintendente. 

O Governo do Piauí tem a expectativa de começar a vacinação ainda nos primeiros meses de 2021, assim que os imunizantes forem liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

“Até o dia 20 de janeiro é possível à autorização da vacina no Brasil. Como já tem vacinas no país, contrato de compra e plano nacional de imunização, eu creio que cinco dias após a autorização possamos começar a vacinar em todo o Brasil, garantindo a distribuição e qualificação. Acredito que na próxima semana teremos uma data definida para o início da vacinação e um cronograma para imunização do povo brasileiro”, disse o governador Wellington Dias.

Para ter acesso à vacina o cidadão, que faz parte do público alvo de cada etapa, precisará do seu cartão de vacina e aqueles que não possuem o cartão não precisam se preocupar, basta se apresentar com um documento de identificação nos postos de vacinação e receber seu imunizante. 

“Pedimos que a população procure os postos de saúde, quando a vacina estiver disponível, que o público faça a vacina, para que possamos diminuir a transmissibilidade do vírus e assim retomar nossa normalidade”, enfatiza Herlon Guimarães. 

Rede de Frios 

A Sesapi já vem desde o início da pandemia preparando sua rede de frios para o recebimento dos imunobiológicos, que ajudarão na imunização contra o coronavírus. “Nós temos uma rede de frios que abastece todos os 224 municípios piauienses. São  16 centrais espalhadas por todos os territórios, que realizam um trabalham em todas as campanhas de imunização. O Brasil é um país de referência quando o assunto é vacinação”, destaca o superintendente.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *