Professor Itamar da Silva lança livro sobre ‘Benzedeiras Fé e Cura no Sertão’

Professor Itamar da Silva lança livro sobre ‘Benzedeiras Fé e Cura no Sertão’

Foto: Arquivo Pessoal /

O professor, historiador e escritor Itamar da Silva Lima, natural da cidade de Monsenhor Hipólito (PI), lançou recentemente o livro “Benzedeiras Fé e Cura no Sertão”, pela editora Dialética. O livro evidencia o protagonismo das mulheres como rezadeiras, curandeiras e agentes de saúde do Programa Saúde da Família.

Em entrevista com o escritor, Itamar da Silva Lima, ele ressaltou que durante sua vida acadêmica sempre pesquisou sobre história e cultura do povo piauiense. “Pautei as minhas pesquisas voltadas a história e cultura do Piauí. Desde a ideia da cultura do couro, do vaqueiro até as nossas outras tradições, como São Gonçalo, reisado, cantoria de viola, repente e benzedeiras, mulheres que benzem as pessoas e curam por intermédio dos seus conhecimentos que aprenderam ao longo do tempo”, disse Itamar.

O historiador destacou que a paixão pela temática das benzedeiras foi tão grande que acabou aprofundando mais ainda sua pesquisa na tradição que é repassada de mãe para filha. “Aprofundei as minhas pesquisas na área das benzedeiras, nas práticas da cura pela fé no sertão e apresentei o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre essa temática, que recebeu nota máxima e indicação para publicação em livro”, enfatizou o escritor.

Itamar explicou como o livro está dividido. “Está estruturado em três capítulos, com 202 páginas e apresenta ao público em geral um pouco da nossa fé, da nossa devoção e ao mesmo tempo o ritual de cura das benzedeiras”, afirmou.

O livro pode ser encontrado nas plataformas online das Americanas, Carrefour, Amazon Prime, Submarino e Estante Virtual. Também pode ser adquirido pelo contato (089) 9 9908-4330 ou pelas redes sociais Itamar da Silva.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *