IFPI de Picos desenvolve projeto para combater a Covid-19

IFPI de Picos desenvolve projeto para combater a Covid-19

Fotos: Arquivo do entrevistado /

Há uma semana, o corpo docente e discente do curso de licenciatura em Química, do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus de Picos, lançou o projeto “Coronavírus: Ações de combate e prevenção através da produção de produtos de higiene”, que tem como objetivo produzir produtos de limpeza para auxiliar no combate à covid-19.

Serão produzidos produtos de limpeza como: água sanitária, sabão, detergente, desinfetante, entre outros produtos.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Francisco Júnior Coelho, o intuito é utilizar os equipamentos dos laboratórios do IFPI para produzir material de limpeza e distribuir para vários campi do estado, para os alunos de baixa renda e nas comunidades carentes em torno dos institutos.

“Nosso objetivo é utilizar os recursos humanos e laboratoriais do IFPI para produção de produtos de higiene pessoal, como forma de evitar propagação do vírus e auxiliar o Sistema de Saúde no combate à epidemia. Outro objetivo do projeto seria aproveitar a oportunidade e inserir os alunos em um projeto com essa importância e magnitude”, destacou o professor.

O projeto conta com 12 alunos bolsistas e um professor coordenador e alunos e professores voluntários. O professor Francisco Júnior ainda enfatizou a grande contribuição da reitoria e pró-reitoria do Instituto para o projeto sair do papel. “Gostaria de deixar claro a participação da reitoria, com o reitor Paulo Henrique, ele que foi um dos idealizadores do projeto, que disponibilizou os recursos e também o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Luís, ele que colocou para frente o projeto e conseguiu as bolsas para os alunos”, explicou.

O projeto terá duração de dois meses, sendo que na primeira semana os voluntários já começaram a produção de um produto que está sendo um grande aliado no enfrentamento ao covid-19: água sanitária.

“A gente começou na semana passada, então teremos uns dois meses para a produção. Tivemos início com a produção da água sanitária, sendo que a ideia é que a gente consiga preparar 8 mil litros de água sanitária, 8 mil litros de desinfetante, 3250 litros de detergente e 5 mil quilos de sabão”, explicou Francisco Júnior.

Para o aluno e bolsista, Arthur Silva, do sexto período do curso de Química da IES, o projeto é de suma importância para mostrar a prática laboratorial, sem falar que os discentes ainda contribuem de alguma forma no combate à covid-19.

“Os produtos de limpeza já eram importantes no nosso dia a dia, agora eles triplicaram devido o grande contágio do vírus, pois eles evitam o contágio do mesmo. O projeto serve como um estímulo, pois estávamos comentando a respeito de evasão do curso, onde os alunos comentaram sobre projetos que colocassem em prática o que os alunos aprenderam em sala de aula para ver resultados e colher frutos, seria uma forma de estimular os discentes a continuar no curso”, concluiu. 

Arthur Silva, bolsista no projeto. Foto: Arquivo pessoal do entrevistado

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *