Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em nova etapa da Operação Reagente em Picos e mais três municípios

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em nova etapa da Operação Reagente em Picos e mais três municípios

Fotos: Polícia Federal /

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Federal no Estado do Piauí, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado - TCE/PI, deflagrou a Operação Reagente II que tem como objetivo reprimir o desvio de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus em alguns municípios piauienses.

Embora, o foco desta etapa seja nos municípios de Arraial e Isaías Coelho, estão sendo cumpridos mandatos de busca e apreensão nas cidades de Picos e Teresina.

De acordo com a nota divulgada pela Polícia Federal, a primeira fase da operação, deflagrada em julho de 2020, apurou desvio de recursos públicos destinados aos municípios de Picos/PI, Bom Jesus/PI e Uruçuí/PI, dentre outros, cujo prejuízo estimado ultrapassa mais de R$ 1,3 milhão com a presente fase. 

Nesta fase, estão sendo mobilizados 40 policiais federais e três auditores do TCE/PI para o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Picos, Arraial e Isaías Coelho, bem como um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Vara Única da Justiça Federal de Picos/PI.

No texto consta que “Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do CP), desvio de recursos públicos (art. 312 do CP), dispensa indevida de licitação (art. 89 da lei 8.666/93), corrupção ativa (art. 333 do CP) e corrupção passiva (art. 317 do CP), cujas penas somadas podem chegar a 110 anos de reclusão”.

A PF não divulgou os nomes das pessoas contra quem estão cumprindo mandato de busca e apreensão.

 

 

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *