Araujinho agiliza investimentos do PRO Piauí para Picos

Araujinho agiliza investimentos do PRO Piauí para Picos

Foto: Reprodução /

O governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), está realizando várias obras de infraestrutura na região de Picos. As obras fazem parte do PROPiauí, programa que tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do Estado. E foi para tratar do assunto que, nesta sexta-feira, 26, o coordenador regional do Programa em Picos, o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, conhecido como Araujinho, participou de reunião com o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral.

“A definição de coordenadores regionais do PROPiauí em cada território de desenvolvimento do estado atende a uma recomendação do governador Wellington Dias e também do Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, coordenador do Programa. A ideia é que os responsáveis por cada região acompanhem e monitorem o andamento das obras, uma forma de agilizar e fazer com que elas sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido pelo Programa”, destacou o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, ressaltando que Araujinho é o primeiro coordenador regional a visitar o órgão.

Segundo o gestor, várias obras estão sendo realizadas tanto em Picos como nos municípios circunvizinhos que formam a macrorregião. Ele destaca, especialmente, as obras de mobilidade urbana e rural, como por exemplo, a recuperação de cerca de 70 km de estradas vicinais, interligando 13 povoados na zona rural do município. “Além disso, a cidade de Picos, também receberá 30 mil m² de pavimentação em paralelepípedo em 16 bairros. Os investimentos nas obras chegam a mais de R$ 5 milhões de reais, recursos do tesouro estadual, através do PROPIAUÍ”, afirma Sobral.

Segundo Araujinho, a macrorregião de Picos possui 42 municípios pertencentes às regiões dos vales do Guaribas e Canindé. “Todos estes municípios convergem para Picos, o que torna a cidade um grande centro político, mas também de negócios, e isso demanda obras sociais, de saúde, estruturantes e de fortalecimento da economia regional, dentre outras atendidas pelo ProPiauí. Daí, a importância da implementação do Programa na região, beneficiando mais de meio milhão de habitantes”, avalia o coordenador.

Ele explica que, além do acompanhamento de obras que já estão em andamento, o trabalho do coordenador é também fazer um levantamento das principais necessidades da região nas áreas atendidas pelo PROPiauí e apresentar aos órgãos responsáveis para discutir a viabilidade da execução da obra. “Assim como o IDEPI, outros órgãos serão visitados”, afirma.

O PROPiauí é o maior programa de investimentos do governo e tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social do Estado. Ao todo serão investidos mais de R$ 6 bilhões de reais em áreas como saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, dentre outras áreas prioritárias.

Bairros beneficiados com obras de pavimentação em Paralelepípedo em Picos

Junco, Paraibinha, Catavento, Belo Norte, Ipueiras, Jardim horizonte, Povoado Val paraíso, Povoado Três potes, Povoado Lagoa Comprida, Povoado Saquinho, Povoado Samambaia, Povoado Malhada Grande dos Teixeiras, Povoado Cipauba, Povoado Torrões, Povoado Aroeira do
matadouro e bairro Parque de Exposição.

Povoados beneficiados com a recuperação de estradas vicinais

Povoados Volta do Morro, Lagoa Grande à Cipauba, Bugir dos Almondes, Pov. Caldeirões, Pov.Tapera, Pov. Anical, Pov. Saco, Pov. Gameleira dos Rodrigues, Pov. Malhada Grande dos Teixeiras e Pov. Umari-Vila Custodia, Pov. Laoga Vermelha e Pov. Saquinho.

Fonte: Ascom 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *