Saúde de Picos e ONGs debatem ações para proteger animais de rua

Saúde de Picos e ONGs debatem ações para proteger animais de rua

Fotos: Ccom PMP /

Na tarde desta terça-feira, 02 de março, o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, realizou uma reunião com os membros de ONGs protetoras de animais para discutir algumas ações e políticas públicas voltadas para os animais que vivem em situação de rua. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Saúde de Picos.

Segundo o secretário de Saúde do município, Aldo Gil, diariamente ele escuta relatos de maus tratos de animais, com isso, convocou os membros de ONGS para debater ações importantes sobre o futuro desses animais.

“Todos os dias escutamos relatos de maus tratos e queremos unir o útil ao agradável. Foi discutido o Projeto de Lei que será enviado para a Câmara e vai regulamentar essas ações que nós vamos tomar. Discutimos também com duas ONGs da causa animal que ficou definido um local que será escolhido em comum acordo com as ONGs para prepararmos essa estrutura, para ser retirado esses animais das ruas e que a gente possa mantê-los de forma estruturada e humana”, explicou o secretário.

Aldo ainda destacou que o projeto vai entrar em contato com alguns órgãos filantrópicos atrás de doações de rações e insumos. “Também vamos entrar em contato e enviar ofício com os órgãos filantrópicos como Maçonaria, Rotary e a própria CDL para engajarmos todos nessa causa e recebermos doações de rações e insumos. Também daremos início ao projeto de castração gratuita”, ressaltou Aldo Gil.

O coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, participou da reunião e defendeu que os animais precisam sim de um lar ou abrigo, pois são indefesos. “Então, uma das nossas preocupações é com a responsabilização dos proprietários. Ninguém é proibido criar, mas desde que crie de forma responsável, pois o animal necessita de um ambiente necessário, como um alojamento, além de ração e cuidados. Então, quem cria o animal deve criar com responsabilidade e domiciliado”, afirmou Agenor Martins.

Coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins. Foto: Ccom PMP

De acordo com a presidente da APAPI de Picos, Sanya Elaine, a reunião foi bastante produtiva. “Estamos saindo com a proposta para encontrar um local para os animais e dar o pontapé inicial para a castração pública gratuita na nossa cidade”, disse Sanya Elaine.

Presidente da APAPI de Picos, Sanya Elaine. Foto: Ccom PMP

*Com informações da Ccom PMP

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *