Vacinação contra a Covid-19 em idosos entre 85 e 89 anos é iniciada em Picos

Vacinação contra a Covid-19 em idosos entre 85 e 89 anos é iniciada em Picos

Fotos: Mateus Silva /

Na manhã desta quarta-feira, 03 de março, teve início o plano de vacinação contra a covid-19 em idosos de 85 a 89 anos no município de Picos. A imunização teve início às 07h30 e foi até as 13h. Ainda nesta fase alguns profissionais da saúde foram contemplados.

Segundo a coordenadora de imunização de Picos, Mariana Fontes, o plano de vacinação segue de acordo com o planejado, sendo agora a vez dos idosos acima de 85 anos.

“Nossos idosos de 90 anos já foram vacinados e hoje estamos fazendo a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. As vacinações estão acontecendo na UBS Belinha Nunes, Vicente Baldoíno e Canto da Várzea. Aqui no Premem nós concentramos apenas para os profissionais da saúde”, afirmou.

Coordenadora de imunização de Picos, Mariana Fontes. Foto: Mateus Silva

O município recebeu da 9º Regional de Saúde, na manhã da terça-feira (02), 705 doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca, sendo distribuídas em 200 doses da Coronavac para os trabalhadores de saúde e 355 da AstraZeneca para idosos de 85 a 89 anos, e mais 150 do mesmo instituto para idosos de 80 a 84 anos, que são acamados e domiciliados.

Mariana Fontes destacou que a quantidade de doses recebidas no momento é referente a quantidade de idosos de 85 a 89 anos. “Segundo o Ministério da Saúde a quantidade de vacinas recebidas é referente ao número de idosos do município, então é 100% das doses para esse público de 85 a 89 anos”, disse.

A coordenadora de imunização de Picos ainda ressaltou que os idosos de 80 a 84 anos acamados serão vacinados nesta etapa. “Recebemos uma pequena porcentagem das vacinas para idosos de 80 a 84 anos que corresponde a 24%, e dos quais nesse momento serão vacinados os idosos acamados e domiciliados, iremos fazer essa prioridade e a vacinação será feita a domicílio pelas equipes volantes do município” concluiu.

A vacinação em idosos acamados será feita mediante agendamento, através das equipes de Saúde da Família. A previsão é que sexta-feira (05) tenha inicio a vacinação nesses idosos.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *