Estudantes da região de Picos tiram mais de 900 pontos na Redação do Enem 2020

Estudantes da região de Picos tiram mais de 900 pontos na Redação do Enem 2020

Clemer José, Maria Raquel e Ryan Bernardes / Foto: Reprodução

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, os estudantes do Piauí driblaram a ansiedade e os desafios do ensino remoto e obtiveram notas acima de 900 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com isso, estão a um passo para aprovação no Ensino Superior.

O resultado do Enem 2020 foi divulgado na noite da última segunda-feira, 29 de março. Nossa equipe de reportagem conversou com três estudantes da microrregião de Picos que conseguiram tirar acima de 900 pontos na Redação, que este ano teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Para o estudante Clemer José de Barros, de 20 anos, da zona rural do município de Geminiano – PI, mas atualmente reside na cidade de Picos, a sua preparação para o Enem começou um pouco tarde e sem material para os estudos, mas mesmo assim não desistiu, tanto que hoje comemora os seus 940 pontos na Redação do Enem.

“Terminei o meu ensino médio em 2018 e comecei a minha preparação para o Enem no segundo semestre de 2020, pois quando concluí o ensino médio fui direto para a graduação de Jornalismo, mas não consegui me identificar com o curso e desisti. Daí comecei a preparação para o Enem para o curso de Medicina, que é a graduação que eu desejo cursar no momento. Minha preparação foi meio complicada, pois no começo não tinha material, não tinha um norte porque não tinha cursinho. Eu assinei algumas plataformas digitais, contratei um professor para me dá aula de redação e tudo mais, com isso, consegui uma boa nota. Portanto, me preparei da forma como pude, pois na época comecei a trabalhar, ou seja, estudava no horário que dava certo”, afirma.

Clemer José de Barros, de 20 anos. Foto: Arquivo pessoal do entrevistado 

O estudante Clemer disse que não esperava obter uma nota tão alta na redação, pois no início dos estudos não estava confiante. “Foi um sentimento muito bom quando vi a minha nota na Redação do Enem, superou as minhas expectativas, eu não esperava tirar uma nota além de 900 pontos porque eu não estava me sentido confiante. Gostei sim do tema, foi um tema muito bom, mas não estava confiante para falar dele. Eu não esperava tirar essa nota na redação”, disse.

Com o sonho de cursar Biomedicina ou Enfermagem, a estudante Maria Raquel Dias Dantas, de 17 anos, natural da cidade de Jaicós – PI, disse que por muitas vezes a ansiedade e a incerteza bateram à porta do seu quarto enquanto estava estudava, mas o apoio do cursinho pré-vestibular on-line ajudou a jovem a continuar na caminhada. Maria Raquel tirou 960 pontos na Redação.

“Foi difícil, a ansiedade e incerteza foram grandes e muitas vezes atrapalharam minha rotina e desempenho. Apesar de admirar todo o empenho dos professores e da escola o EAD tem suas falhas, minha preparação foi completamente por cursinho pré-vestibular online”, explica.

Maria Raquel Dias Dantas, de 17 anos. Foto: Arquivo pessoal 

Maria Raquel fez o Enem pela primeira vez em 2019, quando estava no 2º ano do ensino médio, na época ela fez apenas para treinar os seus conhecimentos, mas agora foi valendo uma aprovação para um dos cursos que ela tanto deseja cursar: Biomedicina ou Enfermagem.

“Eu fiquei extremamente feliz com a nota e surpresa pois não esperava sair tão bem na prova, mas consegui e foi um alívio ver a nota depois de mais de 12 horas de atraso no site do Inep”, frisa.

Aos 19 anos, Ryan Bernardes, cursa licenciatura em História na Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos, porém o sonho de cursar Medicina falou mais alto no ano de 2020 quando a pandemia começou, com isso, o jovem decidiu aproveitar o momento do isolamento social para estudar para o Enem. Ryan também conquistou 940 pontos na Redação.

“Em 2019 iniciei minha graduação, licenciatura em História. Porém, comecei a me questionar se de fato era o real curso e futura profissão que eu queria para minha vida. Escolhas sempre foram difíceis para mim, pois desde criança gostava muito das diversas áreas do conhecimento. Devido à pandemia as aulas da Universidade ficaram suspensas, logo, pensei por que não estudar para o Enem?! Foi justamente quando comecei a estudar, sempre tive um pouco de dificuldade com redação, então, estudei em casa mesmo e me esforcei para superar essas dificuldades”, ressalta.

Ryan Bernardes, 19 anos. Foto: Arquivo pessoal 

O jovem estudou em casa sozinho com as ferramentas que estavam ao seu alcance para ajudar a chegar no resultado tão esperado. Ryan diz que a rotina de estudos para um vestibulando não é fácil, mas no final tudo acaba bem.

“Bom, fiquei muito feliz por essa nota e a sensação de que aquela rotina de estudos de um vestibulando surtiu efeito e mudanças. Sim, a vida de vestibulando é cansativa, mas os pontos positivos sempre serão superiores aos pontos negativos”, concluiu.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *